PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: MEDICINA SÉRIE: 06
DISCIPLINA: PROBLEMAS MENTAIS E DE COMPORTAMENTO    
 

Aulas Teóricas: 48

A) EMENTA

Reconhecer as funções psíquicas do homem e seus transtornos.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Reconhecer as funções psíquicas do homem e seus transtornos.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

Identificar os fatores que influenciam a saúde mental. Reconhecer a importância da qualidade de vida, do vínculo afetivo, autoestima e das relações sociais para a saúde mental. Descrever o processo de formação da personalidade e os fatores que a influenciam. Definir e caracterizar os tipos de transtornos à saúde mental, bem como diagnóstico e tratamento destas. Descrever a epidemiologia dos transtornos mentais. Definir DSM-V e identificar a importância e as limitações do uso desta ferramenta na prática clínica. Descrever a assistência primária à saúde psicossocial (ambulatórios, CAPS). Reconhecer a ligação entre queixas somáticas e problemas psicossociais. Descrever as possibilidades de tratamentos para os transtornos mentais (psicofármacos, psicoterapia, terapias alternativas etc.). Identificar as políticas públicas e os modelos de atenção à saúde mental e a importância da reinserção social.


D) AVALIAÇÃO

Avaliação Formativa: Suficiente - Insuficiente
Avaliação Cognitiva com notas de 0 a 10
Aprovação: Suficiente + Cognitiva maior ou igual a 7,0.


E) BIBLIOGRAFIA

BÁSICA

SADOCK, BENJAMIN JAMES. Compêndio de Psiquiatria: Ciências do comportamento e psiquiatria clínica. 9ªEd São Paulo: Artmed, 2007.
MELO, AUGUSTO L. NOBRE. Psiquiatria. São Paulo: CIV Brasileira, 1979.
TOY, EUGENE C. Casos Clínicos em Psiquiatria. São Paulo: Artmed, 2005.
MIGUEL, EURÍPEDES CONSTANTINO; GENTIL, VALENTIM; GATTAZ, WAGNER FARID. Clínica Psiquiátrica. São Paulo: Manole, 2011. 2v.

COMPLEMENTAR
TABORDA, JOSÉ G. V. Psiquiatria Forense. São Paulo: Artmed, 2004.
DALLY, PETER. Psicologia e Psiquiatria na Enfermagem. São Paulo: EPU, 1978.