Aulas Teóricas: 80
Aulas Práticas: 160
A) EMENTA
Saúde da Criança
Vislumbrando a Diretriz Nacional Curricular para o curso de medicina de formar médicos generalistas, os estudantes, compreendem as particularidades da anamnese e exame físico da criança e do adolescente, os diagnósticos fisiológicos e as patologias mais comuns da saúde da criança, atuando nos cenários de prática profissional atendendo os pacientes de forma conjunta com os professores, a fim de formularem planos de cuidados junto com as pessoas, observando a prevenção e/ou terapia adequada a cada atendimento, compreendendo as necessidades de saúde dessa população onde estão inseridos e propondo ações para solucionar essas necessidades compreendidas.
Saúde da Mulher
Os estudantes são imersos em atividades práticas em Unidades de Saúde onde são apresentados à realidade dos problemas culturais, ao cotidiano da vida das pacientes em vários estágios de vida e idade. Desde os problemas infanto-puberais até a senescência que nos apresenta aos quadros que a menopausa nos traz. E nesse intervalo de tempo, a possibilidade de acompanhar o pré-natal. Os momentos teóricos nos permitem realizar discussões e buscas para que possamos entender os problemas que nos sãos mostrados, mas também para que possamos resolver os problemas das pacientes da melhor maneira possível.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Proporcionar ao estudante subsídios para que possa estabelecer uma boa relação médico-paciente;
Reconhecer e identificar as necessidades de saúde de cada indivíduo, de seu círculo familiar e por vezes social e rede de apoio disponíveis.
Reconhecer a dinâmica da relação do profissional de saúde/paciente/família como parte fundamental da formação médica, além da importância dos aspectos biopsicossociais.
Dominar as técnicas básicas do exame clínico: anamnese geral e específica, exame físico, uso de instrumentos de auxílio, executando com habilidade o exame clínico de um paciente em especial no adulto, na mulher e na criança.
Confeccionar a história clínica reconhecendo os elementos mais importantes para o raciocínio clínico e diagnóstico.
Identificar as particularidades do exame semiológico na criança e no adolescente, na mulher em especial na gestante.
Na mulher: Anamnese e Exame ginecológico e ética; Pré-natal anamnese; Pré-natal - exames e Laboratório; Citologia oncológica - anatomia; Corrimento, Climatério e Menopausa; Sexualidade e violência.
Patologias mais frequentes tanto no pré-natal.
Patologias mais frequentes na saúde da mulher como dores pélvicas, sangramentos genitais, doenças mamárias, ofertar métodos contraceptivos e principais cânceres femininos.
C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
As atividades de atendimento serão desenvolvidas em unidades básicas de saúde, com caráter acadêmico de atendimento, em instituições parceiras, com usuário real, com necessidades de saúde reais sendo fundamental o respeito ao código de ética do acadêmico de medicina e aos princípios do SUS.
Cada usuário será atendido por uma dupla de alunos, que se formará a cada atividade, com supervisão do facilitador. O usuário receberá o atendimento apropriado do facilitador, que é médico qualificado, e após todos os atendimentos realizados haverá o fechamento da atividade.
Nas atividades de IESC-Reflexão serão realizadas as devolutivas da avaliação formativa de cada atividade, discussão das anamneses/exames físicos e dos principais temas da atenção primária nas saúdes da criança, mulher e adulto.
Nas atividades de Habilidades são treinados problemas identificados na realização da consulta na UBS, tanto com treinamento na confecção da anamnese e de habilidades motoras e psíquicas.
E) AVALIAÇÃO
Avaliação Formativa: Suficiente - Insuficiente
Avaliação Prática no Laboratório de Simulação em 2 cenários e em conjunto com a unidade curricular Habilidades Profissionais: Saúde da Mulher, Saúde da Criança.
Aprovação: Suficiente + Média maior ou igual a 7.
F) BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
GOLDMAN, L.; SCHAFER, A. J. Goldman Cecil Medicina Interna. 24ªed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. 3720p.
HARRISON, T.R. et al. Medicina Interna - Harrison. 19ªed. Rio de Janeiro: McGraw Hill, 2016.
LOPES, A.C. Tratado de clínica médica. 3ªed. São Paulo: Roca, 2016. 2v.
FOCACCIA, R. (ed). Veronesi-Focaccia tratado de infectologia. 5ªed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2015. 2v.
MACHADO, A.; HAERTEL, L.M. Neuroanatomia funcional. 3ªed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2014. 360p.
MUTARELLI, E.G. Propedêutica neurológica: do sintoma ao diagnóstico. 2ªed. São Paulo:Sarvier, 2014.
KOCH, H. A. Radiologia e diagnóstico por imagem na formação do médico clínico geral. 2ªed. Rio de Janeiro: Revinter, 2012. 353p.
MONTENEGRO, C.A.B.; FILHO J.R. Rezende Obstetrícia. 13ªed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
GARY, F. Obstetrícia de Willians. 24ªed. Rio de Janeiro: McGraw Hill, 2016.
HOFFMAN, L.B.; SCHORGE, J.O.; SCHAFFER, J.I. Ginecologia de Willians. 2ªed. Rio de Janeiro: McGraw Hill, 2014.
FREITAS, F.; MENKE, C.H.; RIVOIRE, E.P. Rotinas em Ginecologia. 7ªed. São Paulo: Artmed, 2017.
FREITAS, F.; MARTINS-COSTA, S.; MAGALHÃES, L.R. Rotinas em Obstetricia. 7ªed. São Paulo: Artmed, 2017.
MURAHOVSCHI, J. Pediatria: diagnóstico e tratamento. 7ªed. São Paulo: Sarvier, 2013.
BRASIL. Ministério da Saúde. Caderneta de saúde da criança. 11. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Caderneta de saúde do adolescente. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2017.
PUCCINI RF e HILÁRIO MOE. Semiologia da Criança e do Adolescente. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
MARTINS, H.S.; VELASCO, I.T.; NETO, R.A.B. Medicina de Emergência - Abordagem Prática. 12ªed. São Paulo: Manole, 2017.
PIRES, M.T.B.; STARLING, S.V. Erazo manual de urgências em pronto socorro. 10ªed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
COMPLEMENTAR
BREVIDELLI, M.M.; SERTÓRIO, S.C.M. TCC Trabalho de conclusão de curso: guia prático para docentes e alunos na área da saúde. 4ªed. São Paulo: Iátria, 2010.