Aulas Práticas: 80
A) EMENTA
Capacidade de realizar o exame ginecológico. Capacidade de auxiliar no parto e no periodo pós- natal, incluindo o exame do recem-nascido. Capacidade de fazer e avaliar exames de urina e secrecao vaginal. Principios para o fornecimento de informacao e aconselhamento. Capacidade de examinar sistematicamente o olho, ouvido e os nervos auditivos e cranianos. Capacidade de distinguir as etapas de uma consulta medica. Capacidade de examinar o quadril e o joelho. Capacidade de aplicar todas as tecnicas de enfaixamento. Capacidade de se apresentar a um paciente.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Capacidade realizar o exame ginecológico.
Capacidade de compreender no parto e no período pós-natal, incluindo o exame (sumário) do recém-nascido.
Capacidade de avaliar exames de urina e secreção vaginal.
Princípios para o fornecimento de informação e aconselhamento.
Capacidade de examinar sistematicamente o olho, ouvido e os nervos auditivos e cranianos.
Capacidade de distinguir as etapas de uma consulta médica.
Capacidade de executar o exame físico osteoarticular.
Capacidade de se apresentar a um paciente.
C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Capacidade realizar o exame ginecológico.
Capacidade de auxiliar no parto e no período pós-natal, incluindo o exame do recém-nascido.
Capacidade de avaliar exames de urina e secreção vaginal.
Princípios para o fornecimento de informação e aconselhamento.
Capacidade de examinar sistematicamente o olho, ouvido e os nervos auditivos e cranianos.
Capacidade de distinguir as etapas de uma consulta médica.
Capacidade de executar o exame físico osteoarticular
Capacidade de se apresentar a um paciente.
Resgatar as visitas domiciliárias antigas e fortalecer vínculos com suas famílias acompanhadas.
Realizar atividades respeitando os programas do ministério da saúde/SUS relacionados à atenção à saúde da criança e do adolescente. Acompanhar a consulta pediátrica, avaliando a criança/adolescente com base no desenvolvimento neuropsicomotor esperado para cada faixa etária, bem como o fluxograma deste usuário na UBS.
Planejar e desenvolver atividades de avaliação da acuidade visual da população (Tabela de Snellen).
D) AVALIAÇÃO
Avaliação Formativa: Suficiente - Insuficiente
Avaliações Cognitivas: Avaliação Escrita 50% + Avaliação Prática 50%
Aprovação: Suficiente + Média maior ou igual a 7,0
E) BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
BEE, H. A criança em desenvolvimento. 12..ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
BEHRMAN, R. Nelson tratado de pediatria. 18.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 2v. CHADA, Edmund. Ginecologia. São Paulo: Manole, 2009. ZUGAIB, Marcelo. Zugaib
Obstetrícia. São Paulo: Manole, 2012.
DAVIDOFF,, L. L. Introdução a psicologia. 3.ed. São Paulo : Pearson Education, 2004. MARCONDES, E. Pediatria básica . 9.ed. São Paulo: Sarvier, 2005. 3v
COMPLEMENTAR
BEE, H. A criança em desenvolvimento. 12..ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
BEHRMAN, R. Nelson. Tratado de pediatria. 18.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 2v.
CHADA, Edmund. Ginecologia. São Paulo: Manole, 2009.
ZUGAIB, Marcelo. Zugaib Obstetrícia. São Paulo: Manole, 2012.
DAVIDOFF,, L. L. Introdução à psicologia. 3.ed. São Paulo : Pearson Education, 2004. MARCONDES, E. Pediatria básica 9.ed. São Paulo: Sarvier, 2005. 3v