PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: MEDICINA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: INTERAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE III    
 

Aulas Teóricas: 80

Aulas Práticas: 80

A) EMENTA

Resgatar as visitas domiciliárias antigas e fortalecer vinculos com suas familias acompanhadas. Realizar atividades respeitando os programas do Ministerio da Saúde/SUS relacionados a atencao a saúde da crianca e do adolescente. Acompanhar a consulta pediátrica, avaliando a crianca/adolescente com base no desenvolvimento neuropsicomotor esperado para cada faixa etária, bem como o fluxograma deste usuário na UBS. Planejar e desenvolver atividades de avaliacao da acuidade visual da populacao (Tabela de Snellen). Descrever o ciclo celular normal e seus pontos de controle, suas alteracoes, o seu significado na formacao de neoplasias e as consequências desta doença para o ser humano.



B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Objetivo Geral

Conhecer e compreender as Políticas Públicas na área da infância e da juventude, aplicando os instrumentos da prática clínica e da gestão do cuidado.
Compreender e realizar o cuidado integral do idoso, alicerçado na clínica ampliada e nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) na Atenção Básica.

Objetivos Específicos

1. Saúde da Criança, adolescente e idoso
1.1 Compreender e aplicar os princípios comunicativos e relacionais ao atendimento à criança e adolescente;
1.2 Analisar o crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor da criança (0 a 3 anos) e do adolescente por meio dos instrumentos de avaliação presentes nas cadernetas de saúde da criança e do adolescente, se fundamentando em literatura pertinente;
1.3 Compreender os fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam no processo de crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente;
1.4 Conhecer e compreender os fundamentos da nutrição infantil até os 2 anos de idade considerando os aspectos anatomofisiológico.
1.5 Analisar a caderneta de vacinação da criança, compreendendo principalmente a importância da vacinação no primeiro ano de vida e reforços assim como a caderneta de vacinação do adolescente;
1.6 Conhecer, compreender e aplicar os princípios e diretrizes da consulta de puericultura;
1.7 Aplicar a anamnese (inquérito de gestação / pré-natal; nascimento/demonstração do APGAR) e exame físico (peso, estatura, perímetro cefálico, fontanela; reflexo palmar, plantar, moro, busca e sucção; Analisar os Gráficos em score e percentil, realizando paralelo com a alimentação, conforme habilidades aprendidas com enfoque à criança e ao adolescente;
1.8 Conhecer a Política de Aleitamento Materno, orientar quanto as fazes do leite, técnica de amamentação, cuidados com a mama e com o bebe;
1.9 Compreender a importância da avaliação da acuidade visual na infância.
1.10 Compreender e avaliar as necessidades de saúde dos idosos no âmbito individual e coletivo da área de abrangência da ESF;
1.11 Conhecer e aplicar a Caderneta do Idoso como estratégia da PNSPI;
1.12 Avaliar a caderneta de vacinação do idoso;
1.13 Compreender e aplicar os instrumentos de avaliação da saúde do idoso
(estado mental - Mini Exame do Estado Mental (MEEM); escala de Katz ou Índice de Katz ou Atividades Básicas de Vida Diária (ABVD); Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD), Escala de Tinneti e o Protocolo de Identificação do Idoso Vulnerável - VES-13);
1.14 Compreender as estratégias educativas à saúde integral do idoso
1.15 Realizar o cuidado pautado no Método Clínico Centrado na Pessoa junto ao idoso e família;
1.16 Realizar o rastreamento de situações de riscos físicos, psíquicos e sociais no âmbito familiar;
1.17 Realizar a intervenção necessária junto a família sob seu cuidado.

2. Situação sociodemográfica e epidemiológica
2.1 Conhecer o perfil de morbimortalidade da criança e do adolescente no Brasil.
2.2 Descrever as principais causas de doença e morte na população de crianças e adolescentes.
2.3 Avaliar os determinantes sociais de saúde e necessidades de saúde da criança e do adolescente.
2.4 Descrever as mudanças da pirâmide etária, projeções da taxa de fecundidade, da expectativa de vida e o perfil morbimortalidade;
2.5 Identificar a incorporação de tecnologias ao cuidado em saúde e a organização do SUS diante do novo contexto demográfico;
2.6 Identificar as características sociais da população idosa do Brasil e local.

3. Legislações da Saúde da Criança, Adolescente e Idoso
3.1 Estatuto da Criança e do Adolescente;
3.2 Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança;
3.3 Identificar as cinco dimensões constituintes da linha de cuidado
3.3.1 Atenção Integral à Saúde da Criança;
3.3.2 Atenção ao Recém nascido;
3.3.3 Prevenção da violência e promoção da cultura da paz;
3.3.4 Investigação do óbito infantil;
3.3.5 Promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.
3.4 Conhecer os principais Programas do MS à Saúde da Criança e do Adolescente
3.4.1 Puericultura;
3.4.2 Programa de Aleitamento Materno;
3.4.3 Dez passos da Alimentação Saudável;
3.4.4 Nutrição de 0 a 2 anos.
3.5 Compreender o Programa Saúde na Escola;
3.6 Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes.
3.7 Compreender: o Estatuto do Idoso e os programas de transferência de renda;
3.8 Analisar o Pacto pela Vida e a Saúde do Idoso (Portaria nº 399/2006);
3.9 Compreender a Política Nacional de Atenção à Saúde do Idoso, analisando as adotadas pelo Município de Assis; atentando-se às Diretrizes e Estratégias para organização da Atenção Integral à Saúde do Idoso;
3.10 Compreender a Lei 13466/17 que altera os arts. 3o, 15 e 71 da Lei no 10.741, de 1o de outubro de 2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências.

Competências

Espera-se que o estudante adquira conhecimentos, habilidades e atitudes na área da saúde da criança e do adolescente baseando-se nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Clínica Ampliada.
Espera-se que o estudante desenvolva conhecimentos, habilidades e atitudes diante do cuidado da saúde integral do idoso, alicerçado na clínica ampliada e nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) na Atenção Básica.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

Epidemiologia social
Políticas públicas de Saúde
Indicadores de Saúde
Indicadores Sociais
Crescimento e Desenvolvimento da criança e do adolescente
Semiologia e semiotécnica
Acidentes na infância e adolescência
Programa Nacional de Aleitamento materno
Programa Nacional de Vacinação
Avaliação da saúde da criança e do adolescente
Avaliação da acuidade visual
Perfil sociodemográfico e epidemiológico da população brasileira.
Legislações da Saúde do Idoso
Processo de envelhecimento: Senescência e Senilidade
Programa Nacional de Vacinação do Idoso
Instrumentos de Avaliação da saúde e funcionalidade da pessoa idosa;


D) AVALIAÇÃO

No primeiro bimestre o processo de avaliação será constituído por avaliações formativas processuais e pelo desenvolvimento do Portfólio. No segundo bimestre, acrescentam-se a Avaliação Cognitiva e o OSLER. Os pesos e as datas das avaliações estão expressos, no calendário acadêmico e no Instrumento de Critérios de Avaliação e Progressão do Aprendizado, respectivamente.
Avaliação Formativa: Suficiente - Insuficiente + Portfólio
Avaliação Cognitiva: Nota maior ou igual a 7,0
Avaliação em conjunto com Habilidades: OSLER: Nota maior ou igual a 7,0
Aprovação: Suficiente + Média maior ou igual a 7,0


E) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARMOND, Guilherme Augusto. Epidemiologia, prevenção e controle de infecções relacionados a assistência à saúde. Belo Horizonte: Coopmed, 2012.
BALLALAI, Isabela. Manual prático de imunizações. Rio de Janeiro: ACF, 2013.
BRASIL. Ministério da Saúde. Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde. Viva: Vigilância de Violências e Acidentes, 2009, 2010 e 2011. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
BRASIL. Ministério da Saúde. Caderneta de saúde da criança. 11. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Caderneta de saúde do adolescente. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na atenção básica [recurso eletrônico]. Brasília: Ministério da Saúde, 2017. Disponível em:< http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/saude_adolecentes.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2018.
MOREIRA, Carlos Augusto. Semiologia básica em oftalmologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
PUCCINI RF e HILÁRIO MOE. Semiologia da Criança e do Adolescente. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
VIEIRA, Dirce Ramos G. Desenvolvimento psicomotor: importância da maternação no primeiro ano de vida. Rio de Janeiro: Revinter, 2009.
YAMAMOTO, Renato Minoru, CAMPOS JÚNIOR, Diocléssio. Manual prático de atendimento em consultório e ambulatório de pediatria. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Pediatria, 2006. Disponível em: < http://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/pdfs/ManPraticaAtend.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2018.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília : Ministério da Saúde, 2006. Disponível em: dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php?conteudo=publicacoes/cab19
BRASIL. Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Brasília, DF, 2006. Disponível em: .
BRASIL. Ministério da Saúde. Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. Brasília: editora do ministério da saúde. 4 ed. 2017. Disponível em: < http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/20/CADERNETA-PESSOA-IDOSA-2017-Capa-miolo.pdf >.
BRASIL. Lei 13466/17. Alterações do Estatuto do Idoso. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/477718190/lei-13466-17
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Estatuto do Idoso - 3. Ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estatuto_idoso_3edicao.pdf
DE CARVALHO FILHO, E.; NETTO PAPALÉO, M. Geriatria, Fundamentos, Clínica e Terapêutica. Atheneu: 2005
FREITAS, Elizabete Viana; PY, Ligia. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 3ª ed. 2013. Disponível em: https://ftramonmartins.files.wordpress.com/2016/09/tratado-de-geriatria-e-gerontologia-3c2aa-ed.pdf>.
FERNANDES, M.T.O; SOARES, S. M. O desenvolvimento de políticas públicas de atenção ao idoso no Brasil. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2012. 46(6), 1494-1502. Disponível em: www.scielo.br/pdf/reeusp/v46n6/29.pdf
FERREIRA, O. G.L. et al . Envelhecimento ativo e sua relação com independênciafuncional. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 21, n. 3, p. 513-518, Sept. 2012.
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COMPLEMENTAR

ALMEIDA FILHO, Naomar de. Saúde coletiva: Teoria e prática. Rio de Janeiro: Medbook, 2014.
ALVES, Joao G. B. Prevenção de doenças do adulto na infância e na adolescência. Rio de Janeiro: Medbook, 2009.
BEDIN, Livia Perasol. Estratégia Saúde da família. São Paulo: Ícone, 2008.
BRETAS, Jose Roberto da Silva. Cuidados com o desenvolvimento psicomotor e emocional da criança. São Paulo: Iatria, 2007.
BUENO, Marco Aurélio Scarpinella. Condutas em emergências unidade deprimeiro atendimento - Upa. Rio de Janeiro: Atheneu, 2009.
GUSSO, Gustavo. Tratado de medicina de família e comunidade. Porto Alegre: Artmed, 2012.
MALAGUTTI, Willian. Imunização, imunologia e vacinas. São Paulo: Rúbio, 2011.
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OLIVEIRA, Karla Renata. Estilo de vida e saúde. Ijui: Unijui, 2013.
PHILIPPI JUNIOR, Arlindo. Saneamento, saúde e ambiente: fundamento para um desenvolvimento sustentável, São Paulo: Manole, 2005.
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SCLIAR, M. Do mágico ao social: Trajetória da saúde pública e saúde coletiva no Brasil. São Paulo: Senac, 2002.
SILVA, Chemin Seabra. Tratado, alimentação, nutrição e dietoterapia. São Paulo: Roca, 2011.
TAKAHASHI, Juliana Akie et al. Guia prático para elaboração de dissertação, tese, monografia e projeto de pesquisa. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2017.
VALENZUELA, P.M et al. Pediatria ambiental: um tema emergente. J.
VIANA, Direce Laplaca. Promoção da saúde - Fundamentos e práticas. São Paulo: Yendis, 2013.
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