Aulas Teóricas: 48
Aulas Práticas: 18
A) EMENTA
Identificar as importantes transformações orgânicas que ocorrem no individuo, reconhecendo as particularidades biopsicossociais e correlacionando-as ao crescimento e desenvolvimento do ser humano, desde o nascimento ate a adolescência.
UNIDADE CURRICULAR II: NASCIMENTO, CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
B) OBJETIVOS /COMPETÊNCIA
Capacidade de mobilizar conhecimento, habilidades e atitudes sobre a embriologia, anatomia e histologia aplicados na fisiologia dos sistemas sistema cardiovascular.
C) PROPÓSITOS DE APRENDIZAGEM
1. Entender a embriogênese do sistema cardíaco identificando como ocorre a circulação do coração primitivo.
2. Descrever a anatomia topográfica e estrutural do coração, considerando a pequena circulação.
3. Entender a histologia do coração, identificando os tecidos presentes em cada camada, enfatizando no miocárdio a morfologia da célula ? miócito ? e o significado do disco intercalar.
4. Compreender a fisiologia cardíaca considerando a excitação muscular, elétrica, sístole, diástole, funcionamento das valvas no ciclo cardíaco contextualizados no débito cardíaco, regulação intrínseca (Frank-starling) e suas adaptações aos diferentes volumes de sangue, controle neuronal relacionando com os neurotransmissores e receptores envolvidos aplicados as estruturas anatômicas e histológicas presentes.
5. Entender a embriogênese da rede vascular considerando o processo de vasculogênese e angiogênese.
6. Entender Circulação fetal e as alterações na mesma após o parto (circulação neonatal).
7. Descrever a distribuição anatômica da rede vascular, considerando a grande circulação (veias, vênulas, artérias e arteríolas), principais artérias e veias na anatomia da cabeça aos pés.
8. Entender a histologia da rede vascular, identificando as túnicas intima, média e adventícia descrevendo a histologia de cada camada diferenciando artéria de veia e vênulas de arteríolas, diferenciando artéria de veia em sua estrutura e função.
9. Compreender a fisiologia da circulação considerando o funcionamento das valvas, fluxo, resistência, débito cardíaco, retorno venoso (pré-carga e pós-carga) na pequena e grande circulação, contração e dilatação do vaso, controle neuronal neurotransmissores e receptores envolvidos relacionados as estruturas anatômicas e histológicas presentes. Compreender o conceito de pressão arterial, a diferença entre frequência cardíaca de pulso, entendendo como os fatores podem interferir na manutenção da pressão arterial do indivíduo correlacionando com outros sistemas.
D) PROCESSO AVALIATIVO
As avaliações são um importante elemento do processo de ensino aprendizagem e dialoga com o currículo e seus sujeitos e podem ser de duas modalidades
1. Avaliação Formativa: são avaliações realizadas durante todo o processo de aprendizagem e deve ser compreendida como fonte de regulação do processo ensino aprendizagem, pois permite a intervenção do professor, permitindo o redirecionamento da aprendizagem em curso. Este modelo é capaz de fornecer informações sobre o desenvolvimento da aprendizagem no decorrer das atividades acadêmicas e influencia na progressão do estudante. É possível, ao professor e estudante identificar fortalezas e fragilidades, possibilitando a correção e recuperação. Ao perceber lacunas, principalmente atitudinais, professor e estudante elaboraram um plano de recuperação a ser executado de forma compartilhada, para alcançar este fim utilizamos um formato elaborado e validado pelo Núcleo de Avaliação do Curso de Medicina da Fema composta por docentes dos diferentes cenários de ensino e aprendizagem nomeado como Formato da Avaliação do Desempenho do Estudante no Cenário da Tutoria, na qual se obtém o conceito final de Satisfatório ou Insatisfatório, (Apêndice 1).
2. Avaliação Somativa: são as avaliações que privilegiam perceber o conhecimento construído em cada Unidade Curricular. Esta avaliação tem seu formato decidido pelo grupo de professores que constroem e implementam a Tutoria, o Laboratório Morfofuncional e a Disciplina de Genética, podendo utilizar os exercícios cognitivos individuais (provas cognitivas), o formato do Team Based Learning (TBL) ou atividades lúdicas, que contemple a integração dos cenários, na perspectiva de construção coletiva dos exercícios avaliativos que serão essencialmente presenciais. Apresentando 50% da nota na avaliação escrita e 50% da nota na avalição prática do Laboratório Morfofuncional, essas avaliações ocorrem durante a unidade, sendo necessário no mínimo duas avaliações entre escritas e práticas, gerando uma média numérica, onde será somado o conceito formativo de desempenho do estudante para a média final. O esquema abaixo, busca tornar mais claro a aplicação dos formatos:
AVALIAÇÃO COGNITIVA + AVALIAÇÃO PRÁTICA = MÉDIA NUMÉRICA + AVALIAÇÃO FORMATIVA = MÉDIA FINAL
As condições de progressão estão dispostas no esquema em Apêndice 2. Porém faz necessário para aprovação ser suficiente na avaliação formativa e obter média igual ou superior a 7,0.
As avaliações serão prerrogativa do grupo de professores que constroem e implementam a unidade curricular, sendo estas Tutoria, o Laboratório Morfofuncional e a disciplina de Genética, podendo utilizar todos as estratégias de avaliação proposta pelos métodos ativos de aprendizagem, porém devem perseguir a integração dos cenários, na perspectiva de construção coletiva dos exercícios avaliativos e serão essencialmente presenciais.
E) BIBLIOGRAFIA SUGERIDAS
1. AIRES, M. M. Fisiologia. 5.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.
2. BORGES-OSÓRIO, M. R.; ROBINSON, W. M. Genética Humana. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
3. CUNNINGHAM, F. G. Obstetrícia de Williams. 24.ed. Mcgraw-Hill, 2016.
4. CONSTANZO, L. S. Fisiologia. 6.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.
5. CURI, R.; PROCOPIO, J. Fisiologia básica. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
6. DAN L. LONGO. Medicina interna de Harrison. 19.ed. (v.1, v.2). Mcgraw-Hill, 2017.
7. GOMES, R.O. Blackbook: pediatria. Black book editora, 2011.
8. DRAKE, R. L.; VOGL, A. W.; MITCHELL, A. W. M. Gray`s. Anatomia Básica. 1 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
9. FRANCONE, C.A.; LOSSOW, W.J.; JACOB, S.W. Anatomia e Fisiologia Humana. 5. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.
10. HALL, J. E. Gyuton & Hall: Tratado de fisiologia médica. 13.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
11. JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Histologia básica. 13.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
12. LANGMAN, J. Embriologia médica. 13.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.
13. LYNN, J.B.; CAREY J.C.; BAMSHAD M.J. Genética Médica; [Tradução: Cecília Cerqueira Café Mendes; et al.]. ? 5. ed. ? Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
14. MARCONDES, E. et al. (coords) Pediatria básica: geral e neonatal. 9.ed. São Paulo: Sarvier, 2003. 3v.
15. MAROSTICA P.J.C.; et. al. Pediatria: consulta rápida. 2. ed. Artmed, 2018.
16. MOORE, K.L. Anatomia orientada para a clínica. 8.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.
17. MOORE, Keith L. Embriologia Clínica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
18. MURAHOVSCHI, J. Pediatria: Diagnóstico + Tratamento. 7. ed. Sarvier, 2013.
19. NETTER, F. Atlas de anatomia humana. 7.ed. São Paulo: Elsevier, 2019.
20. NUSSBAUM, Robert L. Thompson & Thompson, Genética Médica. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
21. OTTO, P.G. Genética humana e clínica. 2.ed. São Paulo: Roca, 2004.
22. RABELO D.A.B.; et. al. Tratado de Pediatria: Sociedade Brasileira de Pediatria. 4. ed. Vol.1, 2. Barueri, SP: Manole, 2017.
23. REZENDE, J.F. Obstetrícia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.
24. SADLER, T. W. Langman: Embriologia médica. 13.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.
25. SILVERTHORN, D.U.Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 7.ed. São Paulo: Manole, 2016.
26. SNELL, R.S; VASCONCELOS; M.M. de. Neuroanatomia Clínica. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
27. STANTON B.F.; e. et al. NELSON: Tratado De Pediatria. 20. ed. São Paulo: Sarvier, 2018.
28. TORTORA, G.J.; DERRICKSON, B. Corpo Humano: Fundamentos De Anatomia E Fisiologia. 14ª Ed. Artmed, 2016.
29. VAN DE GRAAFF, K.M. Anatomia humana. 6.ed. São Paulo: Manole, 2003.
30. VERRASTRO, T. Hematologia e hemoterapia: fundamentos de morfologia, fisiologia, patologia e clínica. São Paulo: Atheneu, 2006. 303p.
31. VOGUEL, F. Genética humana: problemas de abordagens. 3.ed. rev.ampl. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.