Aulas Teóricas: 40
A) EMENTA
Módulo: LIBRAS
Noções básicas de LIBRAS com vistas a uma comunicação funcional entre ouvintes e surdos no âmbito escolar no ensino de língua e literaturas da língua portuguesa.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Conhecer os documentos legais relacionados à Libras, compreendendo e analisando, criticamente, suas implicações.
Aprender a Libras, em nível básico, de forma contextualizada com as necessidades no atendimento a pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
Analisar, criticamente, as diferentes concepções de surdez e as diferentes identidades a elas implicadas.
Discutir e analisar diferentes questões de ordem linguística, social e cultural relacionadas às Línguas de Sinais.
Aprender a estrutura gramatical da Libras, conhecendo seus diferentes planos linguísticos e compreendendo suas singularidades.
Comunicar-se por meio da Língua Brasileira de Sinais.
C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. O tratamento de pessoas com deficiência ao longo dos tempos: aspectos históricos
2. Histórico da Língua Brasileira de Sinais
3. Movimentos da comunidade surda brasileira
4. Disposições sobre a Língua Brasileira de Sinais apresentadas na Lei nº 10.436/2002 e no Decreto nº 5.626/2005 e seus impactos no processo educacional.
5. Políticas públicas para o atendimento de pessoas surdas ou com deficiência auditiva: garantia do direito à saúde e apoio e difusão da Libras.
6. Surdez: conceitos e identidades.
7. Línguas de Sinais: questões de ordem linguística, social e cultural.
8. Libras: Aspectos linguísticos
a. Plano Fonológico
b. Plano Morfológico
c. Plano Sintático
d. Plano Semântico
9. Noções básicas da Libras e seus recursos: conhecimento e interpretação voltados ao âmbito da saúde.
D) AVALIAÇÃO
Os instrumentos utilizados para a avaliação serão: provas escritas e práticas, trabalhos em grupo, pesquisas e atividades que promovam a comunicação em Libras. Espera-se que os alunos atinjam aos objetivos propostos.
E) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRASIL. MEC. Lei 10.436/2002 - Dispõe sobre a língua brasileira de sinais - Libras e dá outras providências. Brasília: MEC, s/d.
BRASIL. Decreto-lei nº 5626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 23 dez. 2005.
PEREIRA, M. C. da C. (Org). LIBRAS: conhecimento além dos sinais. São Paulo: Person Prentice Hall, 2011.
HONORA, M.; FRIZANCO, M. L. E. Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais: desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010.
COMPLEMENTAR
BRASIL. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03
CAPOVILLA, F. C., RAPHAEL, W. D. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe da Língua de Sinais Brasileira, v 1 e 2. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
QUADROS, R. M. de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. São Paulo: Artmed, 1997.