PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: MEDICINA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: HABILIDADES PROFISSIONAIS II    
 

Aulas Práticas: 80

A) EMENTA

Incutir, durante a formação médica, conceitos perenes de um atendimento multiprofissional com ênfase no relacionamento médico-paciente, numa abordagem eficiente de anamnese e exame físico adequados. Entender, informar e educar os pacientes, familiares e comunidades, em relação à promoção de saúde, prevenção, tratamento e reabilitação das doenças, usando técnicas adequadas de comunicação.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Incutir, durante a formação médica, conceitos perenes de um atendimento multiprofissional com ênfase no relacionamento médico-paciente, numa abordagem eficiente de anamnese e exame físico adequados. Entender, informar e educar os pacientes, familiares e comunidades, em relação à promoção de saúde, prevenção, tratamento e reabilitação das doenças, usando técnicas adequadas de comunicação. Compreender as reações dos pacientes e familiares sabendo também administrar suas próprias emoções frente o paciente e sua doença. Desenvolver a capacidade de trabalho e interação com equipes multidisciplinares e intersetoriais de profissionais de saúde. Situações especiais serão mais bem enfatizadas:- Situações de violência - Terapia paliativa e terminal - Comunicação de más notícias - Maus-tratos familiares - Tendências suicidas - Destrezas que assegurem dignidade e direitos do paciente - Manejo de pacientes de alto risco - Pacientes agressivos - Ética do cotidiano - Relações da equipe de saúde - Educação de pacientes.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

No exercício de sua profissão, a atitude e postura individual médica, com senso crítico, ético, humanístico e psicológico. Relacionamento médico com todos os outros profissionais envolvidos, contribuindo para uma melhor repercussão da relação médico-paciente. Técnicas em comunicação semiologia, procedimentos médicos e exames laboratoriais necessários na atenção primária, secundária e terciária nos diferentes locais de atuação no curso de Medicina. Destrezas, habilidades de comunicação e raciocínio crítico, busca, seleção e utilização de informações pertinentes a qualquer assunto médico. A comunicação social, técnicas necessárias para atender e informar e se relacionar com as diversas equipes envolvidas no atendimento ao doente, seus familiares e comunidade, tendo sempre como meta uma visão integral à saúde sempre com uma ênfase multiprofissional. Acesso às informações médicas relevantes, através do computador em sites específicos, entendê-las através da capacidade de leitura (na maior parte em língua inglesa) e de uma visão crítica baseada em conhecimentos de epidemiologia básica e clínica (Medicina Baseada em Evidências).

D) AVALIAÇÃO

Avaliação Formativa: Suficiente - Insuficiente
Avaliações Cognitivas: Avaliação Escrita 50% + Avaliação Prática 50%
Aprovação: Suficiente + Média maior ou igual a 7,0

E) BIBLIOGRAFIA

BÁSICA

ALVES, R. O medico. 3.ed. São Paulo: Papirus, 2002.
FILGUEIRA, Norma Arteiro. Medicina interna de ambulatório. Rio de Janeiro: Medbook, 2012.
GUERRA, Celso Carlos de Campos. Clinica e laboratório. São Paulo: Sarvier, 2011. MARTINS, Milton de Arruda. Avaliação pratica de habilidades clinicas em medicina. Rio de
Janeiro: Atheneu, 2012.
PENDLETON, E. Tarde demais para chorar.... Cedo demais para morrer. São Paulo: Circulo do Livro, 1988
PORTO, C.C. Semiologia medica. 6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
MARTINS, Milton de Arruda. Avaliação pratica de habilidades clinicas em medicina. Rio de Janeiro: Atheneu, 2012.

COMPLEMENTAR

BARROS, Nelson Filipe de. Ensino das praticas integrativas e complementares. São Paulo: Hucitec, 2011.
BARROS, Elvino. Medicina interna na pratica clinica. Porto Alegre: Artmed, 2013.
BICKLEY, L.S. Propedêutica medica Bates. 10.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
CAMPANA, Alvaro Oscar. Exame clinico-Sintomas e sinais em clinica medica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
CAPRARA, A.; COELHO FILHO J. M.; LEITE, A. J. M. Habilidades de comunicação com paciente e famílias. São Paulo: Sarvier, 2007
COSTANZO, L. S. Fisiologia. 5.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
GANONG, W.F. Fisiologia medica. 23.ed. Porto Alegre: Mc Graw Hill, 2013.
HELMAN, C. G. Cultura, saúde e doenca.5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
LOPEZ, M. Semiologia medica: as bases do diagnóstico clinico, 5.ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2004.
SANTOS FILHO, Serafim Barbosa. Avaliação e humanização em saúde. Ijui: Unijui, 2010.
SILVA, M. J. A comunicação tem remédio. 8. ed. São Paulo: Loyola, 2011.
SOUSA, Maria Fatima de. Mulheres na saúde- Vozes coletivas, imagens singulares - 20 anos do PACS no Brasil. Campinas: Saberes, 2011.
TIMERMAN, Sergio. Suporte básico de vida- primeiro atendimento na emergência para profissionais da saúde. São Paulo: Manole, 2011.