Aulas Teóricas: 80
Aulas Práticas: 80
A) EMENTA
Planejar e desenvolver as atividades de intervenção na comunidade propostas na etapa anterior. Descrever o processo e o papel de cada profissional no acolhimento dos usuários na UBS. Definir os critérios de diagnóstico de hipertensão e diabetes e as formas de encaminhamento na UBS (sistema de Referência e Contrarreferência). Planejar e organizar a reunião com usuários da UBS hipertensos e diabéticos, tanto Pacientes como familiares e comunidade, em relação à promoção de saúde, prevenção, tratamento e reabilitação das doenças, usando técnicas adequadas de comunicação.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Objetivo Geral
Conhecer e compreender os conceitos de Vigilância em Saúde e suas atribuições, bem como o processo de rastreamento e de cuidado do paciente hipertenso e diabético no âmbito individual e coletivo na Rede de Atenção à Saúde (RAS).
Objetivos Específicos
1. Vigilância em Saúde
1.1 Abordar seus conceitos, suas atribuições e serviços;
1.2 Compreender as ações da Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Sanitária e Saúde do Trabalhador.
2. Epidemiologia
2.1 Indicadores de saúde;
2.2 Identificar os indicadores utilizados na ESF (Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Controle de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus, Saúde Bucal, Saúde Mental, Vigilância: Tuberculose e Hanseníase);
2.3 Medidas epidemiológicas como incidência e prevalência, voltados à análise de hipertensos e diabéticos em nível local e nacional;
2.4 Conceito de risco e vulnerabilidade;
2.5 Conceituar surto, epidemia e pandemia.
3. Determinante Sociais de Saúde
3.1 Compreender os determinantes sociais da saúde que levam às doenças crônicas (HAS/DM).
4. Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM)
4.1 Compreender a utilização do processo de rastreamento e diagnóstico de HAS e DM na Atenção Básica;
4.2 Realizar o cuidado a partir dos conceitos da co-participação e co-responsabilização, incluindo o paciente no plano terapêutico e desenvolvendo o papel ativo deste em seu tratamento;
4.3 Compreender a percepção e expectativas que este tem acerca da doença (HAS/DM), do tratamento não farmacológico, da necessidade de acompanhamento frequente na ESF inserida na Rede de Atenção à Saúde (RAS);
4.4 Compreender e analisar a operacionalização dos programas governamentais desenvolvidos para pacientes com diagnóstico de HAS e DM através da linha de cuidado;
4.5 Compreender o Sistema de referência e contrarreferência de hipertensos e diabéticos com complicações crônicas ou agudas;
4.6 Aplicar a anamnese e exame físico conforme habilidades aprendidas;
4.7 Aplicar ferramentas do cuidado individual e coletivo como SIFE, Genograma, Ecomapa, PTS e educação em saúde conforme as necessidades de saúde evidenciadas nas famílias;
4.8 Planejar e operacionalizar ações de educação em saúde para pacientes hipertensos e diabéticos, e para outras necessidades identificadas na comunidade.
Competências
Espera-se que o estudante seja capaz de definir os conceitos de vigilância em saúde (risco, vulnerabilidade, indicadores de saúde e suas medidas de frequência epidemiológica), voltados à análise de hipertensos e diabéticos em nível local e nacional. Assim como, seja capaz de compreender a importância do rastreamento, dos critérios de diagnóstico da Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus, o cuidado pautado na clínica ampliada na Rede de Atenção à Saúde a partir da Referência e Contra- Referência. Além de planejar e operacionalizar ações de educação em saúde destes pacientes e para outras necessidades identificadas na comunidade.
C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Conceitos de Vigilância em Saúde.
Critérios de diagnósticos, fatores de risco, tratamento não medicamentoso da HAS e DM. Linhas de cuidado: hipertensão arterial e diabetes.
Sistema de referência e contra -referência de hipertensos e diabéticos com complicações crônicas ou agudas.
Programas governamentais de hipertensão arterial e diabetes mellitus.
Ferramentas como Genograma, Ecomapa e PTS.
D) AVALIAÇÃO
No primeiro bimestre o processo de avaliação será constituído por avaliações formativas processuais e pelo desenvolvimento do Portfólio. No segundo bimestre, acrescentam-se a Avaliação Cognitiva, o OSLER e Fórum de Discussão. Os pesos e as datas das avaliações estão expressos, no calendário acadêmico e no Instrumento de Critérios de Avaliação e Progresso do Aprendizado, respectivamente.
Avaliação Formativa: Suficiente - Insuficiente + Portfólio
Avaliação Cognitiva: Nota maior ou igual a 7,0
Avaliação em conjunto com Habilidades: OSLER - Nota menor ou igual a 7,0
Fórum de discussão: apresentação de trabalho científico - Nota menor ou igual a 3,0
Aprovação: Suficiente + Média maior ou igual a 7,0
E) BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
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