Aulas Práticas: 80
A) EMENTA
Propiciar melhor aproveitamento dos recursos disponíveis da Biblioteca, conquistar autonomia e eficiência na utilização dos recursos. Propiciar autonomia na busca de informações via Internet. Conhecer os níveis de atenção à saúde, aprender técnicas não verbais e verbais de comunicação. Desenvolver espírito crítico relacionado às habilidades de comunicação.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Propiciar melhor aproveitamento dos recursos disponíveis da Biblioteca, conquistar autonomia e eficiência na utilização dos recursos. Propiciar autonomia na busca de informações via Internet. Conhecer os níveis de atenção à saúde, aprender técnicas não verbais e verbais de comunicação. Desenvolver espírito crítico relacionado às habilidades de comunicação.
C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Conhecimento da Biblioteca e formas de utilização dos recursos disponíveis, conhecimento da informática médica básica como acesso à Internet, homepages, etc., conhecimento de técnicas de comunicação e atitudes de empatia com os pacientes. Simulação de situações cotidianas do IESC utilizando jogos dramáticos, Técnicas de entrevista e de abordagem do paciente em visita domiciliar.
D) AVALIAÇÃO
Avaliação Formativa: Suficiente - Insuficiente
Avaliações Cognitivas: Avaliação Escrita 50% + Avaliação Prática 50%
Aprovação: Suficiente + Média maior ou igual a 7,0
E) BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
BICKLEY, L.S. Propedêutica médica de Bates. 10.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
GUYATT, Gordon. Diretrizes para utilização da literatura médica. Manual. Porto Alegre: Artmed, 2011.
LEITE, Alvaro Jose Madeiro. Habilidade de comunicação com pacientes e família. São Paulo:Sarvier,2007.
LOPES, Antonio Carlos. Do sintoma ao diagnostico- baseado em casos clínicos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
MAYEAUX, E. J. Guia ilustradi de procedimentos médicos. Porto Alegre: Artmed, 2011.
PORTO, C. C. Exame clinico.7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
RECTOR, M. Comunicação do corpo. 2ª Ed. São Paulo: ÁTICA, 1993
SILVA, M. J. A. Comunicação tem remédio. 8. ed. São Paulo: Loyola, 2011.
STEFANELLI, M. C. Comunicação com o paciente: Teoria e Prática. 2ª Ed. São Paulo: Robe Editorial, 1993.
COMPLEMENTAR
GANONG, W.F. Fisiologia médica.23.ed. Porto Alegre: Mc Graw Hill, 2013.
GLASZIOU, Paul. Pratica clinica baseada em evidencias. Porto Alegre: Artmed,2010.
KAUFMANN, Arthur. De estudante a medico a psicologia medica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.
LIPPINCOTT WILLIANS. Manual de sinais e sintomas. 4.ed. São Paulo: Roca, 2012.
LOPES,A. C. et al. Tratado de Clínica Médica. 2ªed .São Paulo: Editora Roca. 3vol. 2009.
MARTINS, Milton de Arruda. Avaliação pratica de habilidades clinicas em medicina. Rio de Janeiro: Atheneu, 2012.
NITA, Marcelo E. Avaliação de tecnologias em saúde. Porto Alegre: Artmed, 2010.
NORDENSTRON, Jorgen. Medicina baseada em evidencias. Porto Alegre: Artmed, 2008. STERN, Scott D.C. Do sintoma ao diagnostico- Um guia baseado em evidencias. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2009.