Aulas Teóricas: 80
Aulas Práticas: 80
A) EMENTA
Conhecer as propostas, diretrizes do SUS, identificar equipamentos de referência e contrarreferência das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Unidades de Saúde da Família (USF). Participar das atividades propostas pelo PSF e pela ESF. Trabalhar em equipe, planejando ações, com os indivíduos da área abrangida pela USF e ESF.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Objetivos Geral
Conhecer as propostas e diretrizes do SUS, identificar o impacto da Estratégia Saúde da Família na saúde do indivíduo e comunidade identificando os determinantes sociais da saúde e as suas necessidades.
Objetivos Específicos
1. Compreender os Modelos de Atenção à Saúde no Brasil.
1.1 Compreender os Modelos: Privatista, Sanitarista, voltado para saúde e qualidade de vida.
2. Conhecer a evolução das legislações acerca do SUS.
2.1 Conhecer as Legislações dos SUS: Lei 8.080/90 (criação do SUS); 8.142/90 (Participação Popular/Controle Social); Portaria 648/2006 (implantação da ESF e PACS); Portaria 2436/17 (revisão das diretrizes para organização da Atenção Básica).
2.2 Conhecer os princípios e diretrizes do SUS.
3. Conhecer a origem da Saúde da Família.
3.1 Conhecer os Princípios, diretrizes, implantação e organização da Estratégia Saúde da Família (ESF), como proposta de reorganização.
3.2 Compreender os conceitos Território e Territorialização.
3.3 Compreender a importância da Conferência Internacional de Alma Ata para o desenvolvimento da Atenção Primária/Básica.
3.4 Compreender a importância do relatório de Bertrand Dawson para o desenvolvimento da Atenção Primária/Básica.
3.5 Compreender a Influência do Relatório Flexneriano no desenvolvimento do Modelo Hegemônico.
4. Compreender a História Natural das Doenças.
4.1 Períodos da doença (Período pré-patogênese; Período de patogênese (etapas subclínica, prodrômica e clínica);
4.2 Níveis de evolução do período de patogênese (interação estímulo-suscetível; alterações bioquímicas, fisiológicas e histológicas; sinais e sintomas; defeitos permanentes e cronicidade);
4.3 Compreender os Níveis de Prevenção à Saúde (Primário, Secundário, Terciário e Quaternário).
5. Compreender os determinantes sociais da saúde.
5.1 Compreender o conceito de determinantes sociais da saúde;
5.2 Compreender a influência dos fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais na ocorrência de problemas de saúde e fatores de risco na população.
6. Compreender as necessidades de saúde.
6.1 Compreender os quatro conjuntos de necessidades de saúde: boas condições de vida; acesso a toda tecnologia de saúde (partindo dos conceitos de tecnologias leve, leve-duras e duras); criação de vínculos (a)efetivos entre cada usuário e uma equipe e/ou um profissional; necessidade de cada pessoa ter graus crescentes de autonomia no seu modo de andar a vida.
7. Compreender Rede de Atenção à Saúde (RAS) e seu funcionamento.
7.1 Compreender a legislação acerca da RAS (portaria 4279/10);
7.2 Compreender o conceito de Rede de Atenção à Saúde (RAS);
7.3 Conhecer os Níveis de Atenção à Saúde (Primário, Secundário, Terciário e Quaternário) e seus equipamentos de saúde;
7.4 Compreender o processo de Referência e Contra referência entre os níveis de atenção para longitudinalidade do cuidado;
7.5 Compreender a importância do Apoio Matricial para o funcionamento da RAS a partir dos serviços como NASF, CRAS, CREAS.
8. Definir indicadores de saúde e medidas epidemiológicas.
8.1 Definir o conceito de indicador de saúde;
8.2 Identificar e demonstrar os principais indicadores de saúde (demográfico, socioeconômico, mortalidade - infantil/materna/fetal, morbidade).
9. Conhecer os Princípios e Diretrizes do Cuidado na área da Saúde
9.1 Conhecer a Política Nacional de Humanização.
9.2 Conhecer os Princípios (transversalidade, indissociabilidade entre atenção e gestão, protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos).
9.3 Conhecer as Diretrizes (acolhimento, ambiência, clínica ampliada e compartilhada, valorização do trabalhador, defesa dos direitos dos usuários).
10. Conhecer o Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP)
10.1 Aplicar os componentes do MCCP (explorando a doença e a experiência da pessoa com a doença; entendendo a pessoa como um todo, elaborando um projeto comum de manejo, incorporando a prevenção e promoção da saúde, fortalecendo a relação médico e paciente, sendo realista).
10.2 Conhecer e aplicar a Versão brasileira do modelo de registro de Donnelly para o atendimento clínico centrado na pessoa.
10.3 Discutir a importância do Método Clínico Centrado na Pessoa diante do Modelo Biomédico.
11. Compreender elementos de abordagem familiar
11.1 Compreender os diferentes tipos familiares;
11.2 Compreender as estruturas familiares (sistema conjugal, sistema parental, sistema fraterno);
11.3 Compreender os ciclos de vida familiar, com suas características e necessidades;
11.4 Conhecer os instrumentos de cuidado como, F.I.R.O, P.R.A.C.T.I.C.E; Conferências Familiares; A.P.G.A.R familiar, especificamente praticar Genograma e Ecomapa.
12. Compreender as diversas estratégias pedagógicas de educação em saúde em âmbito individual e coletivo.
12.1 Compreender e refletir sobre o objetivo da Visita Domiciliar como uma potente ferramenta para o cuidado individual e familiar na sua integralidade.
12.2 Discutir a importância das estratégias pedagógicas utilizadas em oficinas e dinâmicas
13. Compreender a importância da NR32, higienização das mãos e descarte de resíduos de saúde.
14. Compreender a importância do registro em prontuário e como realiza-lo de acordo (SOAPS).
Competências:
Espera-se que o estudante compreenda a importância da ESF como modelo de reorganização da Atenção Básica. Entenda o processo de saúde-doença por meio do processo de territorialização, relacionando com a história natural da doença, os determinantes sociais de saúde e as necessidades básicas da comunidade. Espera-se que o estudante desenvolva competências relacionadas à prevenção, promoção, tratamento e reabilitação na rede de atenção à saúde, alcançando o olhar biopsicossocial e espiritual, no cuidado individual e familiar através de visitas domiciliares e construção de vínculo. Bem como competências crítico-reflexiva, junto à equipe multiprofissional sendo um agente de transformação social.
C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Legislações dos SUS: Lei 8.080/90; 8.142/90; Portaria 648/2006; Portaria 2.488/11; Portaria 2436/17.
Princípios, diretrizes, implantação e organização da Estratégia Saúde da Família (ESF) como proposta de reorganização da Atenção Básica.
Modelos de Atenção à Saúde no Brasil.
Modelos de cuidado pautados na Política Nacional de Humanização e o Método Clínico Centrado na Pessoa.
Indicadores de saúde e medidas de freqüência.
Rede de Atenção à Saúde (RAS).
Níveis de Atenção à Saúde e sua organização no SUS.
Referência e contra referência.
Necessidades de Saúde.
Determinantes Socais de Saúde.
História Natural da Doença e Níveis de Prevenção à Saúde.
Visita Domiciliar
Elementos de abordagem familiar: tipos, estruturas e ciclo de vida das famílias; instrumentos como F.I.R.O, P.R.A.C.T.I.C.E; Conferências Familiares; A.P.G.A.R familiar, especificamente Genograma e Ecomapa.
Estratégias pedagógicas de educação em saúde em âmbito individual e coletivo: visita domiciliar, oficinas, dinâmicas.
NR32, higienização das mãos e descarte de resíduos de saúde.
D) AVALIAÇÃO
No primeiro bimestre o processo de avaliação será constituído por avaliações formativas processuais e pelo desenvolvimento do Portfólio. No segundo bimestre, acrescentam-se a Avaliação Cognitiva e o OSLER. Os pesos e as datas das avaliações estão expressos, no calendário acadêmico e no Instrumento de Critérios de Avaliação e Progressão do Aprendizado, respectivamente.
Avaliação Formativa: Suficiente - Insuficiente + Portfólio
Avaliação Cognitiva: Nota maior ou igual a 7,0
Avaliação em conjunto com Habilidades: OSLER: Nota maior ou igual a 7,0
Aprovação: Suficiente + Média maior ou igual a 7,0
E) BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
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