Aulas Teóricas: 38
A) EMENTA
Aspectos profiláticos das afecções reumáticas; avaliação das condições físicas funcionais e levantamento de dados da história clínica dos pacientes reumáticos; atuação da fisioterapia nas afecções reumáticas, caracterização e utilização dos recursos fisioterapêuticos apropriados às afecções reumáticas. Programação e aplicação de tratamento em pacientes com afecções reumáticas. Orientações para o paciente reumático em situação profissional. Implantação de programas de prevenção em saúde publica para enfermidades reumáticas.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Promover o aprendizado para que o estudante possa intervir com métodos, técnicas e recursos de fisioterapia nas patologias da reumatologia, reconhecendo no paciente reumático, os seus limites físicos e psíquicos, bem como preparar o aluno para avaliar, diagnosticar e prescrever tratamentos fisioterápicos nessa área de atuação de forma preventiva, curativa e reabilitadora para atuar, identificando, relacionando, executando, e analisando os diferentes aspectos que envolvem e interferem nas enfermidades reumáticas.
C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Introdução da reumatologia e histórico
Prontuário Fisioterapêutico: Conceito, importância e principais aspectos abordados;
Avaliação reumatológica e musculoesquelática
Atuação da fisioterapia nas afecções reumáticas (pré e pós cirúrgicas), caracterização e utilização dos recursos fisioterapêuticos apropriados às afecções reumáticas.
Implantação de programas de prevenção em saúde pública para enfermidades reumáticas.
Doenças reumáticas: artrite reumatóide, osteoartrite, espondilite anquilosaste, artrite reativa, artrite psoriática, lúpus eritematoso sistémico, esclerose sistêmica, osteoporose, fibromialgia, gota, febre reumática, síndrome do túnel do carpo, epicondilite, síndrome do impacto do ombro, vasculares primárias e secundárias.
D) ATIVIDADES DISCENTES
Este plano será desenvolvido no decorrer do curso por meio de aulas expositivas, sempre mediadas pela participação dos alunos e por discussões realizadas em grupo referente a leituras previamente recomendadas. Serão utilizados recursos audiovisuais no sentido de deixar a aula mais dinâmica e melhor orientar a sequência das mesmas, além da mediação de seminários apresentados pelos alunos com temas pertinentes aos assuntos estudados em sala de aula.
E) AVALIAÇÃO
A avaliação será composta por: avaliação escrita constando de testes de múltipla escolha e questões dissertativas; seminários e atividades de fixação.
F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CARVALHO, M. A. P. Reumatologia: diagnóstico e tratamento. 4. ed. São Paulo: AC Farmacêutica, 2014.
DUTTON, M. Fisioterapia ortopédica: exame, avaliação e intervenção. 2. ed. Porto Alegre : Artmed, 2010.
WIBELINGER, Lia M. Fisioterapia em Reumatologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Thieme Revinter, 2015