Aulas Teóricas: 38
A)EMENTA
História do trabalho. Relação saúde e trabalho. A origem e evolução histórica da ergonomia. Conceitos de ergonomia. Aplicações da ergonomia. Legislação ? normas reguladoras. Introdução à antropometria. Aplicações de dados antropométricos e tabelas antropométricas. Lesões por esforços repetitivos. Ritmos circadianos e trabalho em turnos. Ambiente físico de trabalho. Metodologia de análise ergonômica. Análise ergonômica do posto de trabalho ? AET. Ginástica laboral.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Permitir ao aluno o entendimento sobre o ambiente de trabalho e os agentes nocivos à saúde do trabalhador; relacionar a antropometria humana as diferentes exigências do ambiente de trabalho; desenvolver capacidade diagnóstica nas doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) e esforços repetitivos (LER); habilita-lo para elaboração do diagnóstico do ambiente de trabalho e investigação do nexo causal, no conhecimento e uso dos programas de intervenção laboral com exercícios terapêuticos eficazes e comprovados na literatura científica, na prevenção e tratamento da doença ocupacional e proteção à saúde do trabalhador. Fazer uso do conhecimento multidisciplinar do movimento humano e promover a interdisciplinaridade na construção do saber do Fisioterapeuta generalista.
Servirá como alicerce na atividade extensionista: 'Oficina de Postura e a Ergonomia na Comunidade', com disciplina de cinesiologia. Pretende oferecer ao estudante a possibilidade do desenvolver raciocínio a partir do conhecimento da anatomia, da funcionalidade e deficiência, associado à cinesiologia e ergonomia, para a compreensão da funcionalidade humana, na busca da interação dialógica entre instituição de ensino e a população em que está inserida, nos cuidados na prevenção e na saúde postural, no dia a dia, na escola e/ou no trabalho. Desenvolvido na EMEIF; oficinas sociais laborais; Sistema Único de Saúde: unidades básicas de saúde.
C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Permitir ao aluno o entendimento sobre o ambiente de trabalho e seus agentes nocivos à saúde do trabalhador; relacionar a antropometria humana as diferentes exigências do ambiente de trabalho; desenvolver capacidade diagnóstica nas doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) e esforços repetitivos (LER); habilita-lo na elaboração de diagnóstico do ambiente do trabalho e na investigação do nexo causal, e no uso de programas de intervenção laboral com exercícios terapêuticos, na prevenção e tratamento da doença ocupacional e promoção da saúde do trabalhador. Reunir elementos da interdisciplinaridade na construção do saber em Fisioterapia do trabalho.
Com o conhecimento da realidade, realizar intervenção com a construção de banners explicativos, montagem de aulas expositivas/explicativas sobre as alterações encontradas e o benefício do exercício físico na prevenção da doença e promoção da saúde; execução de oficinas práticas de postura, com exercícios de correção postural (hipercifose; hiperlose; escoliose; vício postural, atitude e alteração postural) ao público-alvo, ou antropometria e ergonomia. Promover rodas de conversa, estreitando vínculos entre graduando do segundo ano do curso de fisioterapia, com a comunidade do SUS, escolas públicas e oficinas sociais
D) ATIVIDADES DISCENTES
Aula teórica expositiva, seminário de alunos, visitas aos locais de atuação profissional. Elaborar, desenvolver e aplicar o projeto extensionista. Entregar relatório final, ao témino do ano letivo, e apresnetar em formato de banner no evento realizado, a cada início de ano letivo, para esta finalidade.
E) AVALIAÇÃO
Teórica bimestral, conforme exigências do curso.
F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALMEIDA, M. C. C. G. LER: lesões por esforços repetitivos. Petrópolis: Vozes, 1995.
BARBOSA, L. G. Fisioterapia preventiva nos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho ? DORTS: a fisioterapia do trabalho aplicada. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
DANIELLOU, F. A Ergonomia em busca de seus Princípios: debates epistemológicos. Edgard Blucher, 2004.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CYBIS, W. Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, Métodos e Aplicações. Novatec Editora, 2007.
IIDA, I. Ergonomia: Projeto e Produção. 2 ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2005.
BIBLIOGRAFIA BIBLIOTECA DIGITAL
IDA, Itiro. Ergonomia - Projeto e Produção. Editora Blucher, 2005. E-book. ISBN 9788521215271. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521215271/. Acesso em: 27 jan. 2023.
SOUZA, Naylla Morais de; RODRIGUES, Talita G.; FRACASSO, Bruno; et al. Fisioterapia: Saúde do Trabalhador. Porto Alergre, Grupo A, 2021. E-book. ISBN 9786556901701. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786556901701/. Acesso em: 27 jan. 2023.
Bibliografia extensionista
ALMEIDA, M. C. C. G. LER: lesões por esforços repetitivos. Petrópolis: Vozes, 1995.
BARBOSA, L. G. Fisioterapia preventiva nos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. DORTS: a fisioterapia do trabalho aplicada. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
DANIELLOU, F. A Ergonomia em busca de seus Princípios: debates epistemológicos. Edgard Blucher, 2004.
CYBIS, W. Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, Métodos e Aplicações. Novatec Editora, 2007.
FLOYD, R. T Manual de Cinesiologia Estrutural. Cap. 12. - 19ª Edição; Editora Monole. 2016.
HOPPENFELD, S. Exame clínico musculoesquelético. Barueri, SP, Ed. Manole, 2016.
HOUGLUM, P.A. Cinesiologia clínica de Brunnstrom / [traduzido por Jerri Ribeiro]. Barueri, SP: Manole, 2014.
KAPANDJI, A I O que é Biomecânica. Ed. Manole. 2013.
IIDA, I. Ergonomia: Projeto e Produção. 2 ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2005.
IDA, ITIRO. Ergonomia - Projeto e Produção. Editora Blucher, 2005. E-book. ISBN 9788521215271. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521215271/. Acesso em: 27 jan. 2023.
KAPANDJI, I. A. Fisiologia Articular. Vol. 1, 2 e 3. São Paulo: Manole, 1980.
KENDALL, F. P.; MCCREARY, E. K.; PROVANCE, P. G.; ROD, M. M. Músculos: provas e funções. 5 ed. São Paulo: Manole, 2007.
RASCH, P. J; BURKE, R. R. Cinesiologia e Anatomia Aplicada. São Paulo: Manole, 1982.
SACCO, I. C. N.; TANAKA, C. Cinesiologia e Biomecânica dos Complexos Articulares. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
SALVINI, T. F. Movimento Articular. Aspectos morfológicos e funcionais. 1 ed. Volume 1. São Paulo: Manole, 2005.
SOUZA, NAYLLA MORAIS DE; RODRIGUES, TALITA G.; FRACASSO, BRUNO; et al. Fisioterapia: Saúde do Trabalhador. Porto Alegre, Grupo A, 2021. E-book. ISBN 9786556901701. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786556901701/. Acesso em: 27 jan. 2023.