PLANO DE CURSO  
ANO: 2025
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 02
DISCIPLINA: CORE CURRICULUM    
 

Aulas Teóricas: 80

E) EMENTA
Noções básicas de sistemas operacionais do computador, permitindo ao estudante compreender e atuar na alimentação de dados dos sistemas de informação do Sistema Único de Saúde. Quadros estatísticos dos dados coletados e o direcionamento de atividades ou programas através de relatórios do sistema de informação.

História e legislação da Língua de Sinais no Brasil. Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais. Importância da Língua de Sinais na saúde.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
1o semestre
A unidade tem por objetivo reconhecer a necessidade e importância dos sistemas eletrônicos de informação, correlacionando-os com a evolução histórica da informática e sua aplicabilidade na área da saúde.

2o semestre
A unidade tem por objetivo capacitar os estudantes de Enfermagem a se comunicarem de forma eficaz com pacientes surdos, promovendo a inclusão e a acessibilidade nos serviços de saúde.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1o semestre
Evolução tecnológica dos computadores e informática em saúde.
Tipos de Software (básicos, utilitários, aplicativos, linguagens de programação).
Organização da informação, Ambiente gráfico Windows.
Edição de textos.
Internet (conceitos e ferramentas).
Planilhas eletrônicas: conceitos e ferramentas.
Criação de apresentações visuais (Power Point e outros).
Integração entre os diversos tipos de software.
Softwares utilizados e disponibilizados pelo governo: SUS, TabNet e outros aplicativos usados na área de saúde.
Prontuário eletrônico: análise de consistência e necessidade para desenvolvimento da prática, administração e pesquisa.

2o semestre
1. O tratamento de pessoas com deficiência ao longo dos tempos: aspectos históricos
2. Histórico da Língua Brasileira de Sinais
3. Disposições sobre a Língua Brasileira de Sinais apresentadas na Lei nº 10.436/2002 e no Decreto nº 5.626/2005 e seus impactos no processo educacional.
4. Políticas públicas para o atendimento de pessoas surdas ou com deficiência auditiva: garantia do direito à saúde e apoio e difusão da Libras.
5. Surdez: conceitos e identidades.
6. Línguas de Sinais: questões de ordem linguística, social e cultural.
7. Libras: Aspectos linguísticos
a. Plano Fonológico
b. Plano Morfológico
c. Plano Sintático
d. Plano Semântico
8. Noções básicas da Libras e seus recursos: conhecimento e interpretação voltados ao âmbito da saúde.


D) ATIVIDADES DISCENTES
1o semestre
Os estudantes usarão Multimídia e Livros Textos para a organização de Seminários além de busca, organização e análise de dados obtidos em Bases de Dados em Saúde, a fim de aprimorar o desenvolvimento cognitivo e a aplicabilidade do conhecimento na sua prática clínica.

2o semestre
Pesquisas, trabalhos e apresentações em dupla e em grupo, vivências contextualizadas de comunicação em Libras.


E) AVALIAÇÃO
1o semestre
Os estudantes serão avaliados por meio de Provas Teóricas, Apresentação de Trabalhos, Apresentação de Seminários, participação nas atividades práticas, além da sua participação nas atividades propostas intra e extra-aula, interesse, e evolução do conhecimento.

2o semestre
Os instrumentos utilizados para a avaliação serão: provas escritas e práticas, trabalhos em grupo e pesquisas e apresentação/compartilhamento de artigos científicos. Espera-se que os alunos atinjam aos objetivos propostos.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1o semestre
DATE, C. J. Introdução a Sistemas de Banco de Dados. 8 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
TAJRA, S. F. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 7 ed. São Paulo: Érica, 2001.
BRASIL. Ministério da Saúde. Dados para Vigilância: perfis das bases de dados produzidas pela Vigilância em Saúde no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2023.

2o semestre
INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA. Aprendendo Língua Brasileira de Sinais como segunda língua. Nível básico. Santa Catarina: IFSC, ----. Disponível em: https://www.palhoca.ifsc.edu.br/materiais/apostila-libras-
basico/Apostila_Libras_Basico_IFSC-Palhoca-Bilingue.pdf Acesso em: 17 jul. 2024
INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA. Aprendendo Língua Brasileira de Sinais como segunda língua. Nível intermediário. Santa Catarina: IFSC, ----. Disponível em: https://www.palhoca.ifsc.edu.br/materiais/apostila-
libras-intermediario/Apostila_Libras_Intermediario_IFSC-Palhoca-Bilingue.pdf Acesso em: 17 jul. 2024
MENEZES, J. E. S. A.; FEITOSA, C. R. S. Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). 2. ed. rev. Fortaleza: EdUECE, 2015. Disponível em:
https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/176804/2/Livro_Linguagem%20Brasileira%20de%20Sinais_Libras.PDF Acesso em: 17 jul. 2024

Bibliografia Complementar
1o semestre
________. Introdução a Sistema de Banco de Dados. 4 ed. Rio de Janeiro: Campus Ltda., 1986.
SABBATINI, M. Publicações eletrônicas na internet. São Paulo: Yendis, 2005.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Resolução nº 659, de 26 de julho de 2021. Dispõe sobre a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS). Diário Oficial da União, Seção 1, Brasília, DF, p. 104, 15 jun.
2022.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria nº 1.412, de 10 de julho de 2013. Institui o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB). Diário Oficial da União, Seção 1, Brasília, DF, 2013.

2o semestre
BRASIL. Resolução nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção 1, Brasília, DF, p. 23, 25 abr. 2002.