Aulas Teóricas: 220
A) EMENTA
SUS. RAS. PNAB. Políticas públicas de saúde. Vigilância em saúde. Teorias de Enfermagem. Taxonomias de Enfermagem. Processo saúde, doença e cuidado. Diversidade e desigualdade social. Entidades organizativas da enfermagem e suas atribuições. Regulação e regulamentação da profissão. Lei do exercício profissional. Código de ética profissional. Conceitos de ética, moral, moralidade e sua aplicabilidade. Bioestatística. Conceitos de Farmacologia.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Atuar nas necessidades de saúde do individuo, família e comunidade a partir das diferentes realidades, por meio da aplicação do processo de enfermagem e suas etapas, norteado pela vigilância em saúde.
C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
- O processo de trabalho: conceitos e especificidades nos diferentes setores produtivos. O processo de trabalho em saúde e na enfermagem. Os elementos do processo de trabalho cuidar, educar e gerenciar.
- O método científico na prática de enfermagem. A metodologia do cuidado de enfermagem. O histórico de enfermagem como etapa do método de assistência. A entrevista e o exame físico como etapa do histórico de enfermagem. O processo de comunicação. A observação. O prontuário e os registros de enfermagem.
- Os cenários e os ambientes de trabalho. Instituições de saúde, unidade de internação, unidade do paciente, diferentes tipos de prontuário.
- O cuidado de si e o processo de viver: aspectos conceituais e históricos, princípios e dimensões. Especificidades do cuidado ao ser humano em seu processo de viver, envelhecer e morrer.
- Cuidados preventivos para a saúde do trabalhador e do usuário. Cuidados de higiene e conforto. Mecânica corporal. Cuidados na manutenção da integridade corporal. Cuidados na avaliação das funções vitais. Cuidados na administração de medicamentos. Cuidados relacionados às necessidades hídricas e nutricionais. Cuidados relacionados às necessidades de eliminação vesical e intestinal. Cuidados relacionados à oxigenação. As especificidades dos cuidados ao idoso em internação e no domicilio.
- O trabalho e o cuidado de enfermagem no contexto do trabalho coletivo em saúde. A composição da força de trabalho em saúde. As relações interpessoais. A equipe de enfermagem.
- A ética e a bioética: conceitos, princípios, temas persistentes e emergentes. Implicações éticas
da biotecnologia, desigualdade e direitos humanos, direitos no contexto do cuidado à saúde.
- A organização profissional. Entidades organizativas da enfermagem. Regulação e regulamentação da profissão.
- A Lei do Exercício Profissional. O código de ética de enfermagem. Aspectos legais que envolvem o trabalho em saúde. A evolução da legislação de educação profissional de enfermagem.
D) ATIVIDADES DISCENTES
- Construção de estudos clínicos e elaboração de questões de aprendizagem;
- Elaboração de Sínteses pessoais e dos grupos;
- Seminários;
- Práticas de Laboratório;
- Dinâmicas de grupo;
- Pesquisas bibliográficas;
- Criação de material artístico-educativo;
- Utilização de tecnologias para o cuidado.
E) AVALIAÇÃO
A avaliação será formativa e cognitiva, realizada em processo de tutoria e atividades práticas ao longo da disciplina. Para tanto, serão utilizados os seguintes instrumentos avaliativos:
- Portfólio Reflexivo;
- Atividades teórico-práticas desenvolvidas em cenários de cuidado;
- Tutorias teóricas;
- Socializações;
- Avaliação teórica/cognitiva de um estudo clínico.
F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BASTABLE, S. B. O enfermeiro como educador: princípios de ensinoaprendizagem para a prática de enfermagem. 3. ed. Porto Alegre: Artmed; 2010.
CAMPOS, G. W. et al. Tratado de Saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2017.
RITTER, J. M. Rang & Dale Farmacologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020.
SOUZA, M. C. M. R.; HORTA, N. C. Enfermagem em Saúde Coletiva: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2022.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GIORDANI, A. T. Humanizando a saúde e o cuidar. São Caetano do Sul: Difusão Paulista de Enfermagem, 2008.
LEITE, M. M. J.; PRADO, C.; PERES, H. H. C. Educação em Saúde: desafios para uma prática inovadora. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora; 2010.
SOARES, C. B.; CAMPOS C. M. S. Fundamentos de Saúde Coletiva e o Cuidado de Enfermagem. Barueri: Manole, 2013.