PLANO DE CURSO  
ANO: 2025
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 01
DISCIPLINA: UNIDADE DE PRODUÇÃO DO CUIDADO I    
 

Aulas Teóricas: 190

A) EMENTA
A evolução sociológica e suas interfaces com a Enfermagem. Conceitos de ética, bioética. Marcos conceituais do processo saúde e doença. História natural da doença. Modelos de atenção a saúde. Evolução histórica da saúde pública e saúde coletiva. Níveis de prevenção. Promoção da saúde. Determinantes sociais de saúde.
Necessidades de saúde. Estratégia de Saúde da Família. Conceito de território, territorialização, vulnerabilidade e risco. Genograma e Ecomapa. Conceitos sociológicos e estruturantes da vida social. Indivíduo, família e sociedade. Princípios e diretrizes do SUS.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Identificar as necessidades de saúde do individuo, família e comunidade a partir dos determinantes sociais que descrevem a realidade regional e a historicidade do processo saúde doença e suas diferentes concepções, como sua influência nos modelos de atenção a saúde.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
- Saúde, doença
- Família: conceitos no decorrer da história e tipos.
- Instrumentos de avaliação familiar.
- Ciclo de vida Familiar.
- Determinantes sociais da saúde.
- Necessidades de saúde.
- ESF: princípios, diretrizes, processo de trabalho.
- SUS: princípios, diretrizes, ações.
- Rede de Atenção à Saúde.
- Matriciamento: conceito, serviços (NASF, CRAS e CREAS) e o funcionamento.
- Níveis de Atenção à Saúde.
- Modelos de Atenção à Saúde: definição, desenvolvimento dos Modelos antes e após o SUS como Assistencial Privatista-fundamentado na Medicina Flexneriana (biomédico), Sanitarista,Gerenciada (fundamentada na Medicina Baseada em Evidência), Modelo Humanizado e Holístico. Relatório de Flexner: biomédico/hospitalocêntrico e Relatório de Dawson: prevenção e promoção (influência na criação da Atenção Primária).
- Método Clínico Centrado na Pessoa- explorando a doença e a experiência da pessoa com a doença; entendendo a pessoa como um todo; elaborando um projeto comum de manejo; incorporando a prevenção e promoção da saúde; fortalecendo a relação médica-pessoa; sendo realista.
- Políticas Nacionais de Atenção à Saúde- definição; compreender e relacionar o papel do enfermeiro, considerando a ética do cuidado e a construção da identidade profissional do enfermeiro e sua aplicabilidade; as formações sociais em seus processos socioeconômicos e políticos. Compreender as ações em saúde, abordando as diferentes concepções e representações sociais articulando saúde, doença, valores, diversidade, desigualdade social e os modelos de cuidado aprendidos.
- Política Nacional de Atenção à Saúde da Mulher- definição da Política; objetivos, princípios e diretrizes, destacando que a Política vê as mulheres de todas as faixas etárias (prevenção de IST); planejamento familiar, gestação, violência, exames preventivos, saúde mental, climatério/menopausa), morbimortalidade mais prevalente na população feminina. Programas existentes na Atenção Primária relacionado à PNSM (Pré-Natal, Climatério, IST, exames preventivos)
- Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem-eixos temáticos: acesso e acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado, doenças prevalentes na população masculina, prevenção de acidentes e violência; princípios, diretrizes; morbimortalidade do homem; fatores de risco mais prevalentes para a saúde do homem; programas de saúde existentes para a Saúde do homem
- Política Nacional de Atenção à Saúde do Idoso- objetivos, princípios, diretrizes; morbimortalidade do idoso; transição demográfica brasileira; ações/programas realizados pelos serviços de saúde ESF (imunização-tipos, prevenção e promoção da saúde); relembrar: serviços de saúde da RAS que atuam junto com a unidade de saúde (CRAS, CREAS).
- Política Nacional de Vigilância em Saúde- definição, tipos, ações, definição de surto, endemia, epidemia, pandemia; doenças de notificação compulsória, definição de prevalência e de incidência; risco e vulnerabilidade.
- Atribuições do Enfermeiro
- História da Enfermagem e sua participação no processo de saúde no Brasil.
- Conceito de ética e Moral
- Articulação do cronograma da UPC com a Habilidades Profissionais, realizando simulações/VDs para 'saber fazer' acerca das necessidades de saúde referidas e identificadas: Avaliação do estado mental, SSVV, Dados antropométricos, Exame físico geral.


D) ATIVIDADES DISCENTES
prendizado ocorrerá a partir de encontros teóricos denominados como Síntese Provisória e Nova Síntese em pequenos grupos, embasados na estratégia pedagógica Problematização, bem como simulações.


E) AVALIAÇÃO
Avaliação Cognitiva e prática profissional simulada. Avaliação Formativa


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CAMPOS, G. W. et al. Tratado de Saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2017.
SILVA, E. A. Sociologia aplicada à enfermagem. Barueri, SP: Manole, 2012.
SOARES, C. B.; CAMPOS, C. M. S. Fundamentos de Saúde Coletiva e o Cuidado de Enfermagem. Barueri: Manole, 2013.
TARRIDE, M. J. Saúde Pública: Uma complexidade anunciada. 20. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2002.

Bibliografia Complementar
COSTA, A. A. Z.; HIGA, C. B. O. Vigilância em saúde. Porto Alegre: Grupo A, 2019.
MOREIRA, T. C. et al. Saúde coletiva. Porto Alegre: Grupo A, 2018.