Aulas Teóricas: 78
A) EMENTA
Desenvolver as estratégias e habilidades de leitura em Língua Inglesa através da apresentação de estruturas lingüísticas escritas evolutivamente principalmente para alcançar o entendimento de textos escritos.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Oferecer subsídios para que o aluno seja capaz de efetuar leitura e compreensão eficientes de textos gerais e específicos de sua área de atuação acadêmica e profissional em Língua Inglesa. Para tal, apoiaremo-nos nos aspectos de compreensão geral, de pontos principais e de detalhes até chegar à leitura crítica, utilizando, para isso, de conhecimentos prévios e/ou intuitivos sobre o assunto principal do texto, estratégias de leitura e domínio lingüístico.
C) OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Incentivar o aluno a usar habilidades realmente úteis ao seu dia- a- dia acadêmico; promovendo a conscientização deste processo com vistas a estimular o processo de ensino - aprendizagem em Língua Inglesa
2. Prover o aluno, dentro do espaço de tempo previsto, de estratégias facilitadoras de leitura que o auxiliem a maximizar a compreensão do texto e alcançar os objetivos de leitura estabelecidos
3. Abordar uma ampla variedade de elementos caracterizadores da linguagem escrita em Língua Inglesa presentes em textos acadêmicos ou não;
4. Contribuir para o desenvolvimento acadêmico, social e pessoal do aluno;
D) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Review: basic structures and vocabulary;
2. Study of the Layout
3. Key words and Cognates;
4. Word formation
4.1. Prefixes
4.2. Suffixes
5. Word order and compounds;
6. Linking words
7. Cohesion and Coherence
8. Reading techniques
8.1. Skimming;
8.2. Scanning;
9. Non-linear information
10. Contextual Guessing
11. Text organization
12. Class activities on specific or non - specific texts.
E) ATIVIDADES DISCENTES
1. Exercícios escritos;
2. Leitura e discussão de textos;
3. Estudos em grupo;
4. Resumos e resenhas;
5. Pesquisas em websites na Internet
F) AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado utilizando-se, pelo menos, dois dos instrumentos listados abaixo:
1. Exercícios escritos;
2. Leitura e discussão de textos;
3. Pairwork;
4. Resumos e resenhas;
6. Provas escritas;
7. Producão de slides com tema pertinente à disciplina.
G) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ESTERAS, Santiago Remacha. Infotech English for computer users. Cambridge:
Cambridge University Press, 2008.
MARINOTTO, D. Reading on info tech: inglês para informatica. Novatec, 2007.
MEDRAN, V. OLIVEIRA,M. Lazybones: inglês para informatica. bookworm,2000.
H)BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GLENDINNING, Eric H. McEWAN, John. English in Computing. Edinburgh: Nelson,
2002.
MUNHOZ, Rosângela. Inglês Instrumental, Estratégias de Leitura. São Paulo: Texto Novo, 2001.
MURPHY, Raymond, NAYLOR, Helen.Essencial Grammar in Use. Elementary to Pre-Intermediate. Suplementary Exercises. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
Websites da Internet