FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: AVALIAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS E MICROBIOLÓGICAS DE LEITE HUMANO UTILIZADO EM BANCO DE LEITE HUMANO
Aluno: JOSE ROBERTO INACIO
Orientador: ROSÂNGELA AGUILAR DA SILVA
Banca: ELAINE AMORIM SOARES MENEGON
Ano: 2011   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: Banco de Leite Humano; Aleitamento Materno; Análise Físicoquímica; Análise microbiológica; Controle de Qualidade.
Resumo: O leite humano é a alimentação ideal para todas as crianças. Por sua composição de nutrientes é considerado um alimento completo e suficiente para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê durante os primeiros dois anos de vida. É um alimento de fácil e rápida digestão, completamente assimilado pelo organismo infantil. O Banco de Leite Humano (BLH) é o serviço responsável pela promoção e incentivo ao aleitamento materno, que atende as necessidades nutricionais de recém-nascidos prematuros e de baixo peso, sendo o leite materno a sua matéria prima. O objetivo deste trabalho foi avaliar as características físicoquímicas e microbiológicas dos leites coletados, processados e armazenados no Banco de leite do Hospital Regional de Assis. Foram avaliados os resultados das análises microbiológicas e físico-químicas de 587 amostras de leite humano que chegaram ao BLH no período de fevereiro a abril de 2011. As amostras de leite foram avaliadas quanto às características sensoriais, índice de acidez e crematócrito. As amostras aprovadas foram re-envasadas em recipientes esterilizados e submetidas à pasteurização a 62,5 ºC por 30 minutos. Após a pasteurização os frascos foram imersos em banho de água e gelo por cerca de 10 minutos. Na avaliação microbiológica, uma alíquota de 10 mL do leite humano foi utilizada para a pesquisa de coliformes totais. Das 587 amostras analisadas para acidez, 20 amostras (3,4%) apresentaram acidez acima de 8ºD e foram descartadas por terem sua qualidade comprometida. Na análise microbiológica 9% das amostras analisadas apresentaram coliformes totais. A técnica do crematócrito permitiu classificar as amostras de leite em relação ao conteúdo energético. Os resultados deste estudo mostram a necessidade de orientação das doadoras no processo de armazenamento das amostras e um monitoramento das condições de transporte das amostras até o BLH.
pdf