FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: AMBIENTE VIRTUAL PARA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Aluno: GISELE DE MORAES
Orientador: MARISA ATSUKO NITTO
Banca: ALMIR ROGÉRIO CAMOLESI
Ano: 2010   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: Ensino á Distância; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Moodle; Mapas Conceituais.
Resumo: O uso de tecnologia no Ensino à Distância (EAD) mediada pela Internet favorece a comunicação possibilitando uma nova interatividade, pouco explorada até aqui. Neste contexto da EAD, as tecnologias de portais na forma de repositórios de objetos educacionais e ambientes de aprendizagem podem auxiliar neste desafio. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem são cenários que envolvem interfaces instrucionais para a interação de aprendizes. A construção de uma coleção de objetos educacionais permite o desenvolvimento de sistemas de aprendizagem capazes de prover aos estudantes o conhecimento independente da sua localização e disponibilidade de horários. Este trabalho apresenta as características atuais do ambiente virtual de aprendizagem e propõe uma aplicação do modelo pedagógico Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em um curso à distância aplicado na matemática do ensino fundamental. O conteúdo escolhido é fração e será utilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. A ABP tem como finalidade mostrar uma alternativa ao modelo tradicional de aprendizagem, no qual o professor apresenta conteúdos em sala de aula para os aprendizes. Na ABP, o professor assume a função de facilitador, no qual contextualiza os aprendizes em um problema proposto e é mediador entre o conteúdo e os aprendizes. A representação do conteúdo será feita através de mapas conceituais.
pdf