FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: FRANQUIAS E AS OPORTUNIDADES PERANTE O MERCADO CONSUMIDOR
Aluno: FABIO CARONE TAMANHO
Orientador: JOÃO CARLOS DA SILVA
Banca: TANIA REGINA DE OLIVEIRA MACHADO
Ano: 2010   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: Franquias, Franqueador e Franqueado
Resumo: O presente trabalho analisa o aumento crescente pelas franquias em relação às empresas tradicionais, uma vez que as franquias geralmente possuem um reconhecimento no mercado, o que garante um menor risco para quem trabalha com este sistema. Franquia é uma estratégia para distribuição e comercialização de produtos e serviços. È um método eficaz para as pessoas que desejam abrir seu próprio negócio, utilizando uma marca já estabelecida no mercado. O franqueador é a empresa detentora da marca, que idealiza, formata e concede a franquia do negocio ao franqueado, que é uma pessoa física ou jurídica, que adere a rede de franquia. No sistema de franquias, o franqueado investe recursos de seu próprio negócio o qual será operado com a arca do franqueador e de acordo com todos os padrões estabelecidos e as leis que normatizam todo o processo de franquias no Brasil. A essência da franquia esta na parceria. Por isso, o sistema tem alcançado elevados índices de êxito, medidos por taxas de sucessos das franquias nos mais diversos ramos de atividades. Um dos fatores relevantes nesse sistema é a diferenciação do produto, onde as redes franqueadoras, trabalhando em monopólio distribuem produtos similares, mas com características particulares de sua marca, criando assim um diferencial de cores, preços, promoções e outros. Um dos fatores chave de sucesso de qualquer franquia é o uso correto das ferramentas de marketing, fator esse marcante nas redes de franquias. A sobrevivência e o sucesso dependem diretamente no foco no varejo, da tecnologia de gestão e, sobretudo, do apoio logístico, desde o layout até o financeiro. Tendo em vista estas características, e visando compreender o sistemas de franquias no Brasil e no mundo, este trabalho se dividi da seguinte forma: o primeiro item trata do aspecto histórico das franquias no Brasil e no mundo, conceitos e definições, o segundo item trata das franquias em nossa cidade e região e o ultimo item será as conclusões finais.
pdf