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Título: IMPACTO DA CONCESSÃO RODOVIÁRIA NA REGIÃO
Aluno: EVERTON GOMES DE OLIVEIRA
Orientador: LUIZ ANTONIO RAMALHO ZANOTI
Banca: ALCIONI GALDINO VIEIRA
Ano: 2010   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: CONCESSÃO RODOVIÁRIA; CORREDOR RAPOSO TAVARES; PEDÁGIOS
Resumo: Este trabalho tenta, de maneira sucinta, descrever e levar entendimento àqueles que ao lerem compreendam o que é uma concessão de rodovias, sua implantação no Brasil, quais seus objetivos, o que justifica adotar este ou aquele modelo de concessão. Faremos, da maneira mais breve possível, um passeio pela história das concessões, desde sua implantação até os dias atuais; em seguida, focaremos especialmente na região de Bauru/Assis/Presidente Prudente; especificamente nos trechos rodoviários compreendidos pelas rodovias SP 225 (Engº. João Baptista Cabral Rennó), pela SP 327 (Orlando Quagliato) e pelo trecho Oeste da SP 270 (Raposo Tavares), trechos estes que foram recentemente concedidos a CART (Concessionária Auto Raposo Tavares), e que totaliza um total de 444 km, denominado de Corredor Raposo Tavares. Nele falaremos sobre os investimentos aplicados pelo concessionário, seu cronograma de obras; sua interação com os municípios lindeiros, o impacto da concessão nestas sociedades que sobrevivem integradas ao “corredor”; sua preocupação e sua ação de preservação e recuperação ambiental, os trabalhos sociais desenvolvidos junto a crianças e adolescentes, as unidades de apoio aos motoristas, socorros mecânicos, sistema de comunicação, unidades de apoio à vida, a expectativa de retorno financeiro, as praças de pedágio, etc. Finalmente emitiremos considerações finais sobre o que acredito e o porquê de condenar ou avalizar o sistema; além de, se é possível, defender um dos sistemas usualmente adotados ou não.
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