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Título: A ARTE DA PUBLICIDADE E O CAPACITISMO: UM ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
Aluno: VITORIA LUIZA NUNES
Orientador: LIVIA MARIA TURRA BASSETO
Banca:
Ano: 2021   Tipo: PIC
Palavras-chave: Publicidade e Propaganda; PcD?s; Capacitismo; Representatividade; Inclusão.
Resumo: Com o grande avanço da Publicidade e Propaganda nas últimas décadas, é notável que as representações da sociedade vem mudando gradativamente, como ocorre, por exemplo, com a comunidade LGBTQIA+, mais presente em grandes campanhas. No entanto, mesmo com essa evolução lenta, vemos que as participações e representações de Pessoas com deficiência (PcD?s) no meio publicitário ainda são pouco vistas e, quando presentes, são estereotipadas, ligadas muitas vezes, ao capacitismo, preconceito sofrido por pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência. Essa é uma discriminação decorrente da ideia equivocada de que pessoas com deficiência são incapazes de realizar atividades cotidianas e de que são inferiores a pessoas que não possuem deficiência. Diante disso, este trabalho busca verificar a forma como as PcD?s são representadas no meio da Publicidade e Propaganda, averiguar quando as PcD?s são inseridas em filmes e campanhas publicitárias e observar se a representação feita em campanhas e filmes publicitários retrata a realidade de PcDs (não se tratando de capacitismo). Para discutir essa questão, recorremos a uma campanha da Vogue Brasil, em conjunto com a agência África, para as Paralímpiadas de 2016 no Rio de Janeiro. Por meio dessa campanha, discutimos a necessidade de se repensar a (falta de) representatividade das PcD?s nas campanhas publicitárias e todo o preconceito que ainda existe nesse meio com essas pessoas
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