FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR: REALIDADE OU UTOPIA
Aluno: FABIANA TREVISANI SILVA
Orientador: EDUARDO AUGUSTO VELLA GONÇALVES
Banca: EDSON FERNANDO PÍCOLO DE OLIVEIRA
Ano: 2010   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: educação- inclusão- portadores de necessidades especiais
Resumo: Entendendo a inclusão como um fenômeno social, a educação desponta como propulsora de uma nova realidade. É neste contexto que foi desenvolvida a presente pesquisa, pois a legislação garantiu a igualdade formal dos Portadores de Necessidades Especiais no Ensino Regular e assim através da análise da literatura cientifica da área e da pesquisa realizada na Secretaria da Educação do Município de Assis, São Paulo objetivou-se evidenciar a real situação dos educandos portadores de necessidades especiais no ensino regular. Para isso foi desenvolvido um questionário que pudesse evidenciar a situação dos referidos alunos nos quadros escolares, que foi respondido pelos diretores e coordenadores das escolas municipais de Assis. Os resultados obtidos evidenciaram a necessidade de condições mais favoráveis a estes alunos, como adequação física, capacitação profissional e novas metodologias de ensino e avaliações, como também novos materiais.
pdf