FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL DE UMA ESCOLA PRIVADA: ASSIS (SP)
Aluno: LETICIA GREJO DE OLIVEIRA
Orientador: MARIA BEATRIZ ALONSO DO NASCIMENTO
Banca:
Ano: 2020   Tipo: PIC
Palavras-chave: Competências e Habilidades Socioemocionais, Relações Humanas no Contexto Educacional.
Resumo: A escola necessita adaptar e ampliar as habilidades dos alunos para que deem conta das mudanças sociais, tecnológicas e as psicológicas, sugerindo novos modelos e atitudes pedagógicas. A pesquisa visou apresentar elementos das habilidades e competências socioemocionais na educação escolar. Para base dessa analisamos o projeto e a metodologia da “Escola da Inteligência” implantada em uma escola da rede privada de ensino, em Assis (SP), que oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Nessa, as competências e habilidades socioemocionais são desenvolvidas em uma disciplina não obrigatória; as competências e as habilidades são utilizadas em relação as situações cotidianas (relacionamento, comunicação, trabalho coletivo). A pesquisa baseou-se na exploração e apresentação de uma parcela da bibliografia sobre o uso e aspectos socioemocionais aplicados à educação escolar e no relato da diretora e de uma coordenadora da escola. Para fundamentar a percepção geral foi proposto o uso de questionários que seriam respondidos por alunos, pais ou responsáveis, professores, coordenadores pedagógicos e direção. Utilizou-se um modelo diferente de questionário de natureza quantitativa para os diferentes sujeitos. No entanto, dos 174 participantes da pesquisa, obtivemos apenas uma resposta da direção da escola. Consideramos duas situações que podem justificar a não correspondência da quase totalidade das pessoas na pesquisa. A primeira em função da pandemia do COVID-19 que levou os sujeitos a se afastarem do cotidiano escolar, a segunda possibilita identificar a existência da dificuldade em discutir e ou expor opiniões sobre a realidade educativa dos envolvidos no projeto. O que nos põe em relação a uma nova hipótese a ser descoberta. Enfim, apesar do comprometimento parcial da pesquisa foi possível verificar, na análise bibliográfica da teoria, qualidades educativas da metodologia baseada nas competências e habilidades socioemocionais na educação escolar. Também foi possível verificar ganho educacional qualitativo e emocional, baseado nos relatos da diretora e de uma das coordenadoras responsáveis pelo projeto Escola da Inteligência.
pdf