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Título: SIMULAÇÃO REALÍSTICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO NA ENFERMAGEM
Aluno: ANA CAROLINA OLIVEIRA DOS SANTOS
Orientador: CAROLINE LOURENÇO DE ALMEIDA PINCERATI
Banca: DANIEL AUGUSTO DA SILVA
Ano: 2020   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: ensino; metodologia; simulação.
Resumo: Nossa geração está vivenciando um processo de mudança na forma de aprender e ensinar. Historicamente, a formação, profissional em questão, tem sido realizada através do uso de metodologias tradicionais e influenciada pelas tendências cartesianas que assumem uma perspectiva fragmentada e reducionista. As metodologias ditas ativas propõem uma inversão deste modelo, afirmando que as instituições de ensino busquem materiais e métodos que permitam uma formação mais ampla, com profissionais mais comprometidos técnica e politicamente, buscando uma postura crítica e capaz de inserir-se e transformar realidades distintas. Educar é parte essencial na vida do docente, e com o passar do tempo os especialistas buscam identificar qual a melhor maneira que o professor irá obter maior sucesso na hora de aplicar o conteúdo para o aluno. Por um longo período o método de ensino sempre foi a metodologia tradicional, sendo repleta de condições que afirmam que o discente deve ser personagem principal de sua aprendizagem. Com base nisso, essa pesquisa pode contribuir para que se possa escolher a melhor metodologia a ser utilizada no ensino de enfermagem, de acordo com a literatura vigente, a forma mais adequada de utilização, através do apontamento de suas desvantagens para possíveis correções na prática da educação. O objetivo desse estudo foi comparar as vantagens e desvantagens do método ativo utilizando a simulação realística, e caracterizar em banco de dados as evidências científicas relacionada a metodologia ativa utilizando a simulação realística. Esse estudo foi baseado na revisão integrativa, sendo a forma mais ampla de uma aproximação metodológica relacionado as revisões, onde permite a introdução de estudos experimentais e não-experimentais para uma completa percepção do fato analisado. A amostra foi composta por 19 artigos, onde foram citados como vantagens: ambiente seguro, realista e ético, melhor atuação no trabalho individual e em grupo, desenvolvimento da autonomia e autoconfiança, capacidade de avaliar e gerar informações; debriefing, desenvolvimento das habilidades e conhecimento. No caso das desvantagens, dos 19 artigos usados, apenas 4 artigos citaram as desvantagens. A contribuição do presente estudo provem de pesquisas já realizadas, que demonstraram e evidenciaram que o uso da simulação realística é uma metodologia que traz mais benefícios e vantagens do que desvantagens.
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