FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: GAMIFICAÇÃO DE ALGORITMOS
Aluno: JOÃO VITTOR NÁLIA
Orientador: LUIZ CARLOS BEGOSSO
Banca:
Ano: 2018   Tipo: PIBIC
Palavras-chave: programação de computadores; ciência da computação; processo educacional; gamificação; greenfoot.
Resumo: A tecnologia da informação vem contribuindo para diversas áreas do conhecimento; em particular, o destaque é para o campo da educação. No que diz respeito ao ensino de programação de computadores, a literatura apresenta importantes esforços que visam auxiliar no processo de aprendizagem. Ensinar algoritmos e conceitos de programação para alunos do primeiro ano sempre foi um grande desafio para as universidades. Os novos estudantes de Ciência da Computação geralmente têm dificuldades em entender e abstrair as lógicas dos problemas. Uma alternativa que tem contribuído para o processo de ensino-aprendizagem é o uso de jogos, que contribuem para a mediação e o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem. Desenvolvemos um jogo chamado Maze para ajudar a ensinar conceitos que são considerados difíceis de entender pelos alunos dos cursos de Ciência da Computação. Este artigo apresenta a implementação do jogo Maze que objetiva ajudar os alunos em cursos de programação de computadores.
pdf