FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO E DO MARKETING ESPORTIVO NO FUTEBOL BRASILEIRO
Aluno: RODRIGO DOS SANTOS CAMARGO
Orientador: PAULO SERGIO DA SILVA
Banca: TANIA REGINA DE OLIVEIRA MACHADO
Ano: 2016   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: Gestão; Marketing; Marketing Esportivo; Futebol Brasileiro.
Resumo: Gestão e marketing nunca estiveram tão presentes no futebol como atualmente. Fundamental para o bom momento do futebol brasileiro, a exploração do marketing esportivo pode caracterizar-se como importante fonte de receitas aos clubes, além de também ser responsável pela valorização de sua marca, dentre as ações de marketing esportivo mais praticadas pelos clubes brasileiros destacam-se: programa sócio torcedor, venda de jogadores, escolas de futebol oficiais, lançamento de livros e filmes, venda de cotas televisivas, contratação de jogadores consagrados, patrocínio máster e lojas oficiais do clube. Já a gestão fica incumbida de administrar todos esses recursos gerados pelo marketing e pelo clube. Assim sendo, este estudo tem como objetivo mostrar tal importância de ambos os setores para que não haja endividamento e nem falência dos clubes brasileiros de futebol.
pdf