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Título: DIFICULDADES DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: METODOLOGIA E FORMAÇÃO DOCENTE
Aluno: ISRAEL PERES GOMES
Orientador: MARIA BEATRIZ ALONSO DO NASCIMENTO
Banca: SILVIA MARIA BATISTA DE SOUZA
Ano: 2016   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: Mediador; Formação Docente; Rendimento Escolar.
Resumo: A formação profissional de professores, especialmente neste contexto, os de Química, considerados agentes articuladores do processo ensino-aprendizagem, deve favorecer a criação de mecanismos apropriados para torná-lo livre de obstáculos, impedindo o fracasso do trabalho realizado e apresentado como resultado satisfatório o aumento do rendimento e do interesse dos alunos. Nesta perspectiva pretendeu-se fazer uma breve caracterização da docência universitária em Química, explicitando aspectos relevantes da formação dos profissionais e suas consequências na prática docente no Ensino Médio, evidenciando também caminhos para a formação de professores que favoreçam sua atuação, o aproveitamento e o rendimento escolar de seus alunos. A referida pesquisa, realizada através de questionário com perguntas objetivas, teve como sujeitos, professores que atuam nas instituições da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo e professores que atuam no curso de Licenciatura em Química do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis – IMESA/Fundação Educacional do Município de Assis - FEMA, analisando suas práticas no contexto da Educação. Após tabulação, análise e quantificação dos dados obtidos, foi possível observar que as metodologias utilizadas pelos professores participantes que atuam no Ensino Médio, atingem os objetivos previstos e considerados não só pelos docentes e escolas, mas também pela Secretaria Estadual de Educação e o Ministério da Educação. Porém alguns fatores presentes no contexto escolar devem ser considerados como comprometedores no que se refere ao rendimento dos alunos na disciplina de Química, entre eles devemos elencar a indisciplina, considerada causa do fracasso do rendimento escolar e da aprendizagem; assim como dificuldades de relacionamento entre professores e alunos, assim como práticas, pouco estimuladoras, desenvolvidas em salas de aula.
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