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Título: VERIFICAÇÃO DA ESTRUTURA DOS LABORATÓRIOS DE QUÍMICA DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA DIRETORIA DE ENSINO DE ASSIS – SP
Aluno: MARAÍSA FERNANDA DA SILVA PEREIRA
Orientador: GILCELENE BRUZON
Banca: SILVIA MARIA BATISTA DE SOUZA
Ano: 2018   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: Ensino de Química. Aulas Experimentais
Resumo: De acordo com alguns documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) é assegurado à oferta do ensino e cabe aos sistemas e a escola uma organização curricular que garanta a qualidade da educação. No entanto, o ensino de química nas escolas ainda é abordado, na sua maioria, de forma tradicional, onde o estudante apresenta uma dificuldade de associar sua ocorrência com a natureza. O ensino da química deve ser feito de modo a valorizar a formação do saber, sua relação com o cotidiano e sua importância na sociedade. Uma das estratégias a ser abordada para a melhoria da aprendizagem são as aulas experimentais, já que essas por sua vez facilitam a compreensão dos conteúdos. Para que essas aulas práticas a ocorram devem ser levadas em consideração alguns fatores como: a estrutura da escola, a disponibilidade de materiais e a escolha da aula a ser aplicada. Contudo, a maiorias das escolas não possuem os requisitos necessários para a aplicação de aulas práticas. Nesse contexto, onde as aulas experimentais se tornam uma ferramenta de extrema importância para o ensino-aprendizado, é importante fazer uma avaliação da estrutura das escolas e ocorrências de aulas práticas. Esse trabalho teve como objetivo avaliar a estrutura dos laboratórios de química das escolas da Diretoria de Ensino de Assis-SP e a ocorrência a aulas práticas. A metodologia utilizada foi à elaboração de um questionário referente à formação docente, as condições de trabalho, a estrutura dos laboratórios, a disponibilidade de recursos e um espaço para sugestões. O questionário foi enviado a todas as escolas da Diretoria de Assis – SP e após a análise dos questionários foi possível verificar que 79% de 37 escolas que oferecem o ensino médio possuem laboratório para aplicação de aulas práticas de química. Somente as escolas de tempo integral, com exceção de uma que não tem laboratório, mantêm um cronograma de aulas práticas semanais, nas outras, são aplicadas aulas esporádicas. As escolas que possuem laboratório dispõem de itens básicos, mas que não são suficientes para aplicação de aulas práticas com qualidade. Isso demonstra que mesmo estando explicito nos documentos que norteiam para a educação que é dever do Estado disponibilizar subsídios para um ensino de qualidade, é evidente a falta de recursos.
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