FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: A INFLUÊNCIA DA IMAGEM PUBLICITÁRIA QUANTO À SENSIBILIZAÇÃO ANTIFUMO NAS EMBALAGENS
Aluno: BRUNA FERREIRA
Orientador: DANIELLE CRISTINA FERRAREZI BARBOZA
Banca: LIVIA MARIA TURRA BASSETO
Ano: 2016   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: Antitabagismo; imagens; publicidade.
Resumo: Antigamente o hábito de fumar era visto pela sociedade como elegância e poder. O cinema induzia esta prática exibindo belos atores fumando e incentivando esse glamour para as pessoas. Eles recebiam quantias milionárias para fumarem nos filmes. Os fãs queriam ser como as estrelas e por conta disso os imitavam. Desde o início do século XX, a propaganda já contribuía para estimular o uso do cigarro. Mas, ao longo do tempo com o surgimento das leis antitabagistas a prática de fumar passou do sentido de glamour para o sentido de horror, pois antes o que era elegante se tornou um produto totalmente nocivo à saúde. Esse trabalho buscou identificar se as imagens sanitárias obrigatórias nas embalagens de cigarro promovem a sensibilização antitabaco. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de objetivos descritivos e exploratórios com alunos de Publicidade e Propaganda e de Enfermagem, da Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA, através de dois questionários com dez perguntas, sendo um para fumantes e outro para ex-fumantes. Os resultados obtidos mostraram que os fumantes não percebem as imagens de advertência responsáveis pela diminuição do uso de cigarros no Brasil.
pdf