FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: PRÁTICA PEDAGÓGICA FRENTE AOS ALUNOS COM DOTAÇÃO/ TALENTOS OFERECIDA AOS PARTICIPANTES DO CEDET/ASSIS.
Aluno: HELEN REBECA RAMOS IZIDORO
Orientador: MARIA BEATRIZ ALONSO DO NASCIMENTO
Banca:
Ano: 2018   Tipo: PIC
Palavras-chave: Dotação; Talentos; Educação; CEDET.
Resumo: Dotação e talentos são termos empregados a indivíduos que possuem destaque pelo desempenho acima da média, em áreas combinadas ou isoladas. Segundo o Censo Escolar de 2016, estima-se que há em todo País cerca de 16 mil estudantes com dotação nas escolas. Na disciplina de Química, de acordo com pesquisadores da área, é fundamental que seja trabalhado com estes alunos por meio de experimentações, para que o aprendizado seja efetivado. Em Assis-SP, alunos das redes pública e particular de ensino contam com os projetos oferecidos pelo Centro de Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), auxiliado pela Prefeitura Municipal e por voluntários que atuam em diversas áreas. Assim, o objetivo deste trabalho foi abordar sobre os alunos com dotação e talentos, bem como do CEDET, por meio da coleta de dados. Os resultados foram obtidos através de questionários que identificaram que 100% dos alunos veem suas habilidades positivamente e vantajosa a sua rapidez de aprendizado dos conteúdos. Através do CEDET, detectou-se a forma de atendimento oferecida, por meio do cumprimento do plano individual para os alunos, além das áreas que apresentam dificuldade para encontrar profissionais habilitados, como por exemplo, exatas, línguas estrangeiras. Com os professores foi possível constatar a lacuna existente no preparo de metodologias específicas para aplicar com os dotados. Dessa forma, concluiu-se que se faz necessário a discussão de novas práticas pedagógicas nas escolas a serem aplicadas com estes, assim como a criação de Centros em outros municípios mediante ao potencial que se comprove ter.
pdf