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Título: ENFERMAGEM: DOMÍNIO NECESSÁRIO PARA VALORIZAÇÃO E HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO
Aluno: FERNANDO MARIN
Orientador: ANNECY TOJEIRO GIORDANI
Banca: ELIZETE MELLO DA SILVA
Ano: 2009   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: história da enfermagem; cuidadores; humanização da assistência; educadores em saúde.
Resumo: Na maioria das escolas de Enfermagem no Brasil ainda se prioriza o conhecimento médico e as atividades gerências e assistenciais continuam sendo desenvolvidas em torno de carências da instituição, esquecendo-se das necessidades da clientela. Isso resulta então num cuidado abordado de forma pouco humanística, consequência da atenção voltada para a doença mais do que ao ser doente. Esta, dentre outras questões atuais e que merecem reflexão, leva muitos enfermeiros a se sentirem deslocados de seus objetivos uma vez mais preocupados em desenvolver procedimentos técnicos do que em atender o ser cuidado e cuidar do mesmo em sua integralidade. Parece que na Saúde, o objetivo principal não tem sido a cura ou a promoção da saúde, mas a produção de cuidado por meio do qual a cura e a saúde poderão ser alcançadas. A partir deste entendimento, Giordani (2008) sugere ao profissional enfermeiro e demais categorias da Enfermagem que definam seus atuais objetivos na profissão. Assim, considerando que os conhecimentos na área da Enfermagem advêm de variados campos do saber, Cianciarullo (2005) defende que o enfermeiro ao dominar o saber específico do cuidar e do cuidado, possibilita à Enfermagem conquistar sua autonomia na profissão, gerenciando com sucesso o fazer e o saber pautado em práticas humanizadas. Os objetivos desse estudo são: apresentar diferentes colocações e interpretações do cuidado de acordo com diversos autores estudados e conhecer mais profundamente o processo de profissionalização da Enfermagem, analisando as relações entre a profissionalização e a prática do cuidado humanizado. Optou-se por uma pesquisa bibliográfica baseada na análise da literatura já publicada, como livros e capítulos de livros, artigos científicos e outras referências impressas e eletronicamente disponibilizadas na Internet que abordam a temática central. Nesse sentido, foram analisadas as relações entre a profissionalização da Enfermagem e o cuidado, a importância de se valorizar a comunicação não verbal devido a sua capacidade de influenciar o cuidado, a necessidade de saber interpreta-lo e como o ambiente de cuidado pode interferir positivamente ou não no processo terapêutico. Também, foi destacada a importância de um modelo curricular que transmita valores humanísticos e respeite a integralidade e singularidade do ser cuidado, além de tecer reflexões sobre a complexidade psicoemocional de cuidar de clientes sem expectativas de cura e ainda assim ter que proporcionar um cuidado humanizado frente ao processo de terminalidade da vida. A Enfermagem começa adquirir seu espaço e relevância a partir de uma luta que perdura até os dias atuais rumo a sua independência, tentando deixar de ser vista enquanto uma prática de sujeição. Gradativamente, profissionais da Enfermagem têm reconhecido a profissão como a adição perfeita entre a arte de cuidar e a ciência do cuidado de modo a saberem quem são e para onde vão. A conquista de uma imagem mais condizente com o seu verdadeiro papel tende a se afinar com a prática do cuidado mais humanizado e seu reconhecimento pela sociedade em geral. Firmando o cuidado/cuidar como objetivo principal da Enfermagem, buscamos estabelecer um domínio para que a humanização na Saúde e na Enfermagem, de fato aconteça e seu discurso seja mais condizente com a prática.
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