FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: ALUNOS DE UNIVERSIDADE PÚBLICA E O ENEM: A REALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA E O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR.
Aluno: BIANCA CANDIDO SIMEAO
Orientador: MARIA BEATRIZ ALONSO DO NASCIMENTO
Banca:
Ano: 2018   Tipo: PIC
Palavras-chave: ENEM; ENSINO SUPERIOR.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi levantar dados sobre o papel do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM1, no que se refere a avaliar o rendimento de alunos oriundos do Ensino Médio em escolas públicas, e que foram aprovados no vestibular da Universidade Estadual Paulista – Unesp, Campus de Assis. Em nosso estudo, procuramos identificar a importância desse processo de avaliação para o candidato, se o mesmo é capaz de produzir a inclusão dos alunos na universidade pública e se poderia ser útil, como parâmetro, para indicar o grau qualitativo concreto da educação escolar em nossa realidade. Diante das afirmações colhidas e apresentadas no decorrer do trabalho, foi possível compreender que o resultado desse processo é cada vez mais importante para garantir, de forma mais democrática, o acesso de todas as camadas sociais ao ensino universitário público. Enfim, embora não tenha sido possível quantificar os valores das notas alcançados e sua respectiva média, para ponderarmos sobre a condição de conhecimento e manejo da informação pelos candidatos elencados, que seria fundamental para verificar o grau de conhecimento geral, é possível estabelecer que eles souberam utilizá-los, indiciando a presença dos conteúdos escolares necessários para a aprovação em vestibular com razoável índice de concorrência. Como síntese qualitativa pode ser notada uma crítica elaborada pelos entrevistados, que acreditam ser necessário estabelecer melhorias no formato da referida prova, desejando que ela seja mais objetiva, que possa ser aplicada em um período maior de dias e que contemple um número maior de horas para executá-la.
pdf