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Título: ANÁLISE DO USO DE GAMIFICAÇÃO NA ENGENHARIA DE SOFTWARE
Aluno: SILVIO MARCELINO DE OLIVEIRA
Orientador: LUIZ RICARDO BEGOSSO
Banca:
Ano: 2016   Tipo: PIBIT
Palavras-chave: gamificação; engenharia de software; objeto de aprendizagem; SimSE; simulador.
Resumo: O aprendizado dos conceitos de engenharia de software é de suma importância, uma vez que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e necessitando de profissionais que possuam tais habilidades técnicas. O ensino prático desses conceitos se mostra a melhor escolha, uma vez que os estudantes só terem a devida experiência no momento em que estiverem na indústria de Software e muitas vezes, até lá, esses conceitos não se fixaram de forma satisfatória. O conceito de 'gamificação' tem trazido grandes vantagens no ensino em geral, podendo ser aplicado no ambiente educacional ou profissional. Esse método se destaca por engajar quem a utiliza aprendendo de forma amigável e divertida. Da mesma forma, ferramentas de 'gamificação' voltada ao ensino da disciplina de engenharia de software podem suprir essa necessidade, uma vez que ele difere das tradicionais aulas teóricas e leituras de materiais específicos. Desta forma, um caso de estudo foi levantado, com a finalidade de analisar se uma ferramenta de aprendizado simulado poderia ter resultados mais positivos que aulas convencionais.
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