FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: GAMIFICAÇÃO NA ENGENHARIA DE SOFTWARE.
Aluno: SABRINA APARECIDA GONÇALVES BALDO
Orientador: LUIZ RICARDO BEGOSSO
Banca:
Ano: 2016   Tipo: PIC
Palavras-chave: gamificação; aprendizagem; Software; motivação; SimSE.
Resumo: Com a evolução da tecnologia da informação, houve um avanço na forma como as empresas realizam seus negócios, os quais exigem agilidade e confiabilidade. Isto gera uma preocupação na indústria de Software com relação à qualidade do produto desenvolvido, enfocando na prevenção de defeitos e em suas remoções imediatas. Neste contexto, o ensino de Engenharia de Software constitui-se como um aspecto primordial para que os profissionais atendam às necessidades requeridas por tal indústria. Uma nova metodologia, a da “gamificação”, vem sendo utilizada para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, podendo ser aplicada na área educacional ou em empresas, para estimular um clima de aprendizagem e trabalho através da motivação, visando aumento da produtividade e redução do retrabalho e consequentemente de custos a ele atrelados. Por isso, se faz importante que os cursos de Engenharia de Software pensem em estratégias para treinar seus alunos para este mercado. A adoção da “gamificação” através do uso da ferramenta SimSE – ambiente de simulação educacional que tem o objetivo de auxiliar a suprir esta deficiência de aprendizado entre os alunos do referido curso – procura atrair o interesse dos alunos para estudar e aprender eficazmente o grande volume conceitual da área de Engenharia de Software, que tradicionalmente é apresentado aos alunos através de aulas teóricas expositivas e leitura de material específico. Como resultado de um estudo de caso, pretendeu-se avaliar se os conceitos aprendidos utilizando-se o ambiente de simulação baseado em jogos poderiam ser mais positivos que os aprendidos tradicionalmente.
pdf