FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: DO PATROCÍNIO NAS CAMISAS DE FUTEBOL NO BRASIL
Aluno: YOUSSEF SALIM EL RAFIH
Orientador: DAVID LUCIO DE ARRUDA VALVERDE
Banca: ANA LUISA ANTUNES DIAS
Ano: 2015   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: Camisa; Futebol; Patrocínio; Marketing Esportivo
Resumo: O objetivo desta análise é demonstrar o início e o desenvolvimento do patrocínio no futebol brasileiro. Para isto, é necessário entender a situação financeira dos clubes até o final da década de 1970, e o quanto a parceria ergueu, tanto os clubes, quanto as marcas para um patamar altíssimo. Veremos nesta análise algumas parcerias de grande sucesso e duração, que deixa claro o poder do investimento no futebol. Também serão analisados os patrocínios pontuais agem atualmente, gerando um pouco de alívio para os cofres de ambas as partes. A realidade brasileira e européia também corresponde a outro tópico a ser abordado, já que a diferença de mercado é substancial.
pdf