FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: MARKETING COMO FATOR DE SUCESSO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA
Aluno: PATRIK SIQUEIRA LIMA
Orientador: PAULO SERGIO DA SILVA
Banca: DANIELE ALVES CAMARGO
Ano: 2015   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: Micro e Pequenas Empresas, marketing, estratégia e mercado
Resumo: As Micro e Pequenas Empresas são grandes responsáveis pelo desenvolvimento da economia brasileira, segundo pesquisas do SEBRAE representando 99,2% dos empreendimentos em operação, sendo as maiores geradoras de renda e empregos no país inclusive empregos para as pessoas que possuem maior dificuldade de inserção no mercado, como jovens em busca pelo primeiro emprego e as pessoas com mais de 40 anos. As Micro e Pequenas Empresas também são capazes de dinamizar a economia dos municípios e bairros das grandes metrópoles. Apesar dos ótimos dados, 56,4% destes negócios se extinguem até os três primeiros anos de vida, em decorrência da falta de planejamento e inclusive em marketing. Este trabalho tem por objetivo apresentar propostas de melhoria para o desenvolvimento de estratégia de marketing na micro e pequena empresa, considerando suas particularidades de gestão, de forma a contribuir para obtenção de vantagem competitiva e inclui o estudo de mercado, a escolha do mercado alvo, a concepção do produto, a fixação do preço, a escolha dos canais de distribuição e a elaboração de uma estratégia de comunicação e produção.
pdf