FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MARIA ÂNGELA BATISTA DIAS, CIDADE DE PARAGUAÇU PAULISTA, A RESPEITO DO ÓLEO DE SOJA RESIDUAL E SUAS FORMAS DE REAPROVEITA
Aluno: OSLEI APARECIDO PRADO DOS SANTOS
Orientador: GILCELENE BRUZON
Banca: PATRÍCIA CAVANI MARTINS DE MELLO
Ano: 2014   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: Conscientização Ambiental; Óleo de soja residual; Reciclagem.
Resumo: A busca de reutilizar resíduos industriais e domésticos vem ganhando espaço nos dias atuais, pois servem de matéria prima para a confecção de produtos uteis, além de diminuir o impacto ambiental. A reciclagem do óleo de soja residual surge nessa vertente, pois uma vez descartado nas pias e quintais pode poluir rios e contaminar lenções freáticos. Este trabalho visa à conscientização ambiental dos alunos do ensino fundamental da escola Maria Ângela Batista Dias da cidade de Paraguaçu Paulista, a respeito dos perigos e alternativas do óleo de soja residual. Foi feita uma pesquisa na cidade de Paraguaçu Paulista nos Bairros Fercon, Vila Priante e Barra Funda. Foi constatado que 23% das pessoas entrevistadas descartam óleo de soja residual de maneira inadequada (pias, vaso sanitário, quintal, lixo). Foi realizada a distribuição de garrafas PETs para os alunos do 7° ano, e solicitado que juntassem óleo de soja residual no período de 21 dias. Das 23 garrafas PETs distribuídas, somente 9 retornaram, totalizando 13 litros e 425mL. Foi apresentada uma aula teórica abordando os perigos que o óleo de soja residual causa ao meio ambiente, quando descartado de maneira inadequada, e suas formas de reciclagem tais como, produção de biodiesel, sabão, tintas dentre outros. Os alunos foram divididos em grupos e fizeram desenhos ilustrando os perigos do óleo de soja no ambiente, novas garrafas PETs foram distribuídas para que eles juntassem novamente óleo de soja residual no decorrer de 21 dias. Retornaram 12 garrafas, totalizando 21 litros e 100 mL. Houve um aumento significativo na quantidade de óleo devolvida, o resultado positivo mostra que uma boa abordagem sobre o tema, e uma atividade prática faz-se necessária para efetivar conceitos de educação ambiental principalmente para o ensino fundamental. Foi confeccionado um folder informativo e este foi distribuído nos bairros onde foi feita a pesquisa e para os alunos que participaram das atividades. Palavras-
pdf