FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: INTEGRAÇÃO DO MARKETING DIGITAL E CRM
Aluno: ANA CAROLINA MANFIO SPERANDIO DE PONTES
Orientador: OSMAR APARECIDO MACHADO
Banca:
Ano: 2014   Tipo: PIC
Palavras-chave: Integração do Marketing Digital e CRM
Resumo: Neste inicio de século a internet deixou de ser apenas um instrumento para pesquisas ou simplesmente de acesso a informação e comunicação. Por conta da globalização e dos avanços tecnológicos as operações via internet oferecem a cada dia novas variedades de recursos e serviços. Destacam-se, nesse sentido, as diversas formas de vendas, que se reinventam continuamente. Por isso as vendas pela internet se consolidam na atualidade como uma eficiente ferramenta que impacta na competitividade entre as organizações. Nesse sentido, elas têm levado as empresas a adotarem novas estratégias de marketing, para a divulgação de seus produtos e/ou serviços por meio da interatividade com o cliente que a internet oferece. Uma destas estratégias é o Marketing Digital, que pode ser entendido como uma adaptação do marketing tradicional para os meios digitais. Esta modalidade tem promovido inúmeras vantagens para as organizações, como a acessibilidade aos seus produtos e serviços, que podem ser acessados 24 horas por dia, baixos custos de divulgação, maior interatividade com os clientes, além da personalização e individualização de seus anúncios. Entretanto, mesmo com a tecnologia e conhecimentos atuais utilizados para prover melhores vendas, o marketing digital não é explorado em todo seu potencial. Isto pode ser observado pelos números de reclamações dos consumidores (www.reclameaqui.com.br) geralmente pela falta de contato e da dificuldade em obter informações quando necessário, junto às empresas. O relacionamento com o cliente requer estratégias por parte das organizações, seja no relacionamento direto, pessoal, seja no virtual. Para tanto, há que se investigar, analisar e implementar estratégias que busquem a aproximação e fidelização do cliente. Assim, este estudo, alinhado com as tendências de mercado atuais, postula a hipótese de que as organizações, aplicando os conceitos e técnicas utilizadas pelo marketing digital, podem melhorar e ampliar a qualidade do relacionamento com os seus clientes. Isto pode representar o diferencial de competitividade para algumas organizações, haja vista que a qualidade dos produtos e serviços pouco se diferencial na era da internet. Dessa forma, o objetivo desse estudo é entender e identificar como o marketing digital e suas ferramentas podem ser associados com as estratégias utilizadas pelo marketing de relacionamento como forma de aproximação com o cliente. O estudo investiga os aspectos do marketing de relacionamento dentro do marketing digital e serão também abordados os meios para que as empresas mantenham o relacionamento com o cliente, fidelizando e atendendo ao máximo as suas necessidades, explorando em toda sua capacidade os recursos da internet.
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