FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: A RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS: UMA EXPERIÊNCIA NAS EMPRESAS BANCO DO BRASIL, ITAÚ E BRADESCO
Aluno: DANILO ASSUNÇÃO FERREIRA
Orientador: JOÃO CARLOS DA SILVA
Banca:
Ano: 2011   Tipo: PIC
Palavras-chave: 1. Responsabilidade Social, 2. Sustentabilidade, 3.Empresas
Resumo: O trabalho tem por objetivo analisar e discutir a responsabilidade social e sua relação com as empresas, como uma estratégia competitiva e ao mesmo tempo um diferencial para o mercado de trabalho utilizando-se da visão de diversos autores e a atuação dos bancos após o surgimento do tema. Para isso, foram desenvolvidas questões históricas, conceituais com suas definições e uma visão abrangente da Responsabilidade Social. O movimento de apoio às atividades sociais se intensificou no Brasil a partir do século XIX, logo após instituições como Fundação Abrinq, o Instituto Ethos de Responsabilidade Social e a Rede de Informação do Terceiro Setor (Rits) foram criados com o objetivo de destacar a importância das ações sociais para os negócios e para a sociedade. A temática “Responsabilidade Social” tem sido alvo constante de análises no mundo corporativo. E para além da expressão de compromisso com as causas sociais, incorporou-se como opção de um modelo de gestão. Modelo já adotado, principalmente pelas grandes empresas sintonizadas com um mundo globalizado cada vez exigente em relação à dinâmica de seus negócios e à sustentabilidade empresarial. Uma empresa que se preocupa em minimizar a emissão de resíduos, que utiliza papel reciclado, que promove ações sociais, que promove o apoio à educação, à cultura e aos esportes, que recolhem material para reciclagem e reutilização, entre tantas outras práticas, se antecipa às demandas sociais e à própria fiscalização, eximindo-se de problemas futuros, além de permanecer próxima daqueles que irão consumir os seus produtos e serviços. Mas a empresa não deve fazer isso apenas para garantir o lucro, também para se converter em uma fonte de soluções para os problemas da sociedade, pois o objetivo de um produto é justamente atender às necessidades do cliente e isso significa resolver o seu problema.
pdf