FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM SUA FUNÇÃO SOCIAL: UMA PESQUISA ACERCA DA FORMAÇÃO DA CRIANÇA COMO LEITORA CRÍTICA
Aluno: MARCELA RULFINI BARBOSA
Orientador: ELIANE APARECIDA GALVÃO RIBEIRO FERREIRA
Banca:
Ano: 2013   Tipo: PIC
Palavras-chave: Itaú Cultural. Literatura. Formação do Leitor. Contação de histórias.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre o papel social da Comunicação na formação da criança como leitora crítica. Para tanto, por meio de oficinas de leitura, faremos contações de histórias infantis para as crianças da escola EMEF “Lucas Thomas Menk”, durante o período diurno. Neste espaço escolar, a pesquisadora já atua como estagiária do município. Justifica-se, então, a sua eleição pela facilidade do desenvolvimento do trabalho e pela prévia aprovação da direção a este Projeto que ora se apresenta. Utilizaremos, nas oficinas, textos ilustrados, sobretudo, de poesias, contos de fadas, crônicas e fábulas. Pretendemos investigar a recepção desses textos tanto em sua realização verbal, como não verbal. A partir do estudo de cores, molduras, perspectivas, luz e enquadramento, estudaremos teoricamente o que vem a ser uma ilustração, bem como se instauram seus efeitos de sentido quando associadas a um texto verbal. Em um desdobramento de nossa pesquisa, focaremos, mais especificamente, a recepção de três livros distribuídos gratuitamente pelo Itaú Cultural: Lino, de André Neves; O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado, de Don e Audrey Wood; e Poesia na Varanda, de Sonia Junqueira. Na ocasião, verificaremos se as crianças apreciam essas obras disponibilizadas pelo Itaú, ainda, se pela sua leitura ampliam seus horizontes de expectativa. Voltando-nos para os princípios da Publicidade, faremos uma pesquisa sobre o Itaú Cultural, bem como sua política de leitura e distribuição de obras infantis.
pdf