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Título: A LITERATURA, O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, E O ESTATUTO DO IDOSO: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA HUMANIZADORA
Aluno: AURORA DE LIMA
Orientador: ELIANE APARECIDA GALVÃO RIBEIRO FERREIRA
Banca: ELIZETE MELLO DA SILVA
Ano: 2013   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: Estatuto do idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente, contação de histórias, Direito, Literatura.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo, a partir de levantamentos bibliográficos, leituras e análises, desenvolver um trabalho de contação de histórias com crianças, no Programa Escola da Família, e com idosos internos na Santa Casa de Misericórdia de Assis. Pretende-se, com a contação, favorecer o convívio social, ampliar as experiências e resgatar a valoração tanto da criança quanto do idoso perante a sociedade. Para tanto, realizamos visitas periódicas aos acamados e participamos, nos finais de semana, do Programa Escola da Família. Nestas, trocamos experiências e compartilhamos tanto das histórias de vida das crianças quanto das dos idosos. Por meio da contação de histórias, procuramos contribuir para o bem-estar mental dos acamados e, assim, amenizar sua solidão. Em relação às crianças, buscamos despertar-lhes o gosto pela leitura e, desse modo, ampliar seu imaginário e senso crítico. A intenção é a de propiciar aos jovens alguns momentos de recreação e entretenimento. Nossas visitas estão fundamentadas em respeito e, principalmente, em afeto. Com elas, desejamos que as crianças e os idosos, que se sentem excluídos e postos à margem da sociedade, elevem sua autoestima, ou seja, percebam o quanto são importantes como cidadãos inseridos em nossa realidade social. Este projeto visa, sobretudo, a valorizar a criança e o idoso, revelando-os como cidadãos que possuem muitas experiências de vida e que merecem ser socializadas, para isto faz-se necessário conferir-lhes voz e registro.
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