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Título: IDENTIDADE BRASIL: A MARCA COMO PATRIMÔNIO DO PAÍS
Aluno: GUILHERME DOS SANTOS VENTURINI
Orientador: GISELE MARIA SILVEIRA
Banca:
Ano: 2012   Tipo: PIC
Palavras-chave: Identidade Visual. Marca-País. Imagem de marca.
Resumo: Os maiores patrimônios de uma organização são seu nome, sua marca e a imagem que essa projeta diante do seu público. A comunicação institucional deve então, transmitir com coerência os valores, a filosofia e os conceitos da organização, para que essa imagem seja reconhecida positivamente. Além da marca de uma gestão, uma cidade, um Estado ou um País possui uma identidade própria, que reflete as características dos seus habitantes e de suas riquezas. Entende-se que a marca própria da instituição pública (prefeitura, governo, presidência) é um patrimônio da cidade, Estado, ou do País em questão. Nesse sentido, é importante que os esforços de comunicação sejam transmitidos sem interferências de plataformas de governo ou políticas de partido, que não cooperam para o estabelecimento da sua identidade. O conceito marca-País, discutido nesse trabalho, leva em conta, para avaliação de uma Nação, além de dados de produto per capita e nível de competitividade industrial, os dados relacionados a tradições, cultura, turismo e percepção das pessoas a respeito de determinado país. A cada gestão, os governantes, reformulam ou criam novas marcas para instituições públicas, com justificativa de que o padrão de governo deve estar em conformidade com a plataforma política a ser implementada. No entanto, devido aos custos e à perda de identidade que esse processo de transformação acarreta, seria muito mais coerente que a materialização da imagem da própria instituição refletisse suas características essenciais, a partir de uma marca única, independente da gestão de governo.
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