Aulas Teóricas: 40
A) EMENTA
Estudo da estrutura e da tipologia de textos. Produção de textos técnicos e científicos. Análise da estrutura linguística.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Dominar a linguagem verbal (escrita e oral) e não verbal no que diz respeito, especificamente, ao exercício da profissão de enfermagem. Conhecer e saber utilizar as várias modalidades linguísticas no dia a dia do cuidar. Ler e produzir textos técnico-científicos na área da saúde.
C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
- O ato de narrar. Narração das evoluções de enfermagem.
- O ato de descrever: o detalhamento. Descrição de um quadro clínico e sua possível evolução.
- Estratégias de persuasão. Defesa e argmentação de um determinado ponto de vista, em saúde, com as devidas fundamentações científicas, tanto oralmente quanto por escrito. Discurso acadêmico dos livros e dos artigos científicos.
- A arte de falar em público com clareza, correção e objetividade.
- Estruturas textuais e gramaticais subjacentes às principais modalidades empregadas no âmbito profissional da saúde. Retomada, caso haja necessidade.
D) ATIVIDADES DISCENTES
- Leitura e interpretação textual.
- Produção de texto.
- Exposição oral.
- Dramatização dirigida.
- Simulação.
- Resolução de exercícios variados.
E) AVALIAÇÃO
A avaliação é concebida aqui como um processo em contínua evolução, o qual possibilita, sobretudo, o dignóstico de como está a aprendizagem dos alunos. Em sintonia com os demais componentes curriculares do curso, buscaremos trabalhar a metodologia ativa, isto é, a aprendizagem a partir de problemas.
F)BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CIPRO NETO, P; INFANTE, U. Gramática da Li?ngua Portuguesa. Sa?o Paulo: Scipione, 2008.
GOLD, M. Redac?a?o empresarial. Ed. 05 Sa?o Paulo: Saraiva, 2017
DISCINI, N. Comunicac?a?o nos textos. Ed. 02, Sa?o Paulo: Contexto, 2015