PLANO DE CURSO  
ANO: 2023
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: METODOLOGIA APLICADA AO ENSINO DE QUÍMICA    
 

Aulas Teóricas: 80

A) EMENTA
Estudo do ensino de química para o ensino fundamental e médio. Estratégias didáticas para o ensino das Ciências Naturais. Objetivos e conteúdos programáticos de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental. Inter-relação com as demais áreas curriculares. O cotidiano e a experimentação no ensino da Química. Vantagens e restrições das estratégias didáticas mais comumente usadas no ensino de Química. O ensino de Química no Ensino Médio. A transposição entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Aprofundando a química na escola. A interdisciplinaridade: Física, Química e Biologia.
PCC (24 h/a) - Desenvolvimento de metodologias lúdico-pedagógicas que correlacionem a teoria do ensino de ciências e de química ao cotidiano.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Desenvolver técnicas que ajudem no aprendizado: materiais inovadores para o ensino de ciências, nos últimos anos do ensino fundamental.
Implementar novas metodologias que ajudem no aprendizado de química para o ensino médio.
Aplicar recursos e ferramentas disponíveis na Internet (Google Education).
Promover interatividade e desenvolvimento de habilidades específicas aos alunos.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1-LDB
Estudo da LDB para adequação das metodologias. Conhecimento das bases da LDB
2-PCN
Interpretação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de ciências para o Ensino Fundamental e de química para o Ensino médio.
3-Estudo e aplicação das diferentes metodologias para o ensino de ciências.
4- Estudo e aplicação das diferentes metodologias para o ensino da química.
5- Temas transversais e sua aplicação
6- Estudo das diferentes metodologias para o Ensino de Ciências e química para portadores de necessidades especiais.
7- PCC: Desenvolvimento de jogos complementares à aula tradicional.
Proposta de aula com uma atividade lúdica: uma paródia, um teatro, instrumentos estes que ajudarão no aprendizado da química.


D) ATIVIDADES DISCENTES
1- Leitura e apresentação de artigos (Questionando o método de ensino aplicado)
2- Aulas expositivas sobre metodologias e estratégias de ensino
3 - Aula com expedições (uso de óculos 3D - Google Education)
4 - Aula Virtual de Química (Laboratório Virtual)
5 - Elaboração de aula interativa através do Power Point aplicando a Química no cotidiano.

E) AVALIAÇÃO

O processo de avaliação será contínuo e processual, considerando todos os trabalhos resultantes de atividades. Apresentação das atividades teórico práticas, avaliação bimestral escrita e individual.

NOTA - 40% AVA

30% PRESENCIAL

30% PROVA

F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BERTAGLIA, B. Métodos e Técnicas de Ensino, São Paulo: Cengage Learning, 2016. (Biblioteca Virtual - Minha Biblioteca).
CARVALHO, A. M. P. de (Org.), Ensino de Ciências por Investigação, São Paulo: Cengage Learning, 2013. (Biblioteca Virtual - Minha Biblioteca)
MALDANER, O. A.; ZANON, L. B. Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil, Editora: INIJUI, 2020 (Biblioteca Virtual - Minha Biblioteca).

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
TRIVELATO, S. F.; SILVA, R. L. F. Ensino de Ciências, São Paulo: Cengage Learning, 2011. (Biblioteca Virtual - Minha Biblioteca)
BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de Ensino-aprendizagem, 28ª ed., Petrópolis: Vozes, 2007.