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Título: CURSO EXPERIMENTAL COMO PRÁTICA DE ENSINO EM QUÍMICA
Aluno: TATIANA NOGUEIRA PARRILHA
Orientador: NILSON JOSÉ DOS SANTOS
Banca: SILVIA MARIA BATISTA DE SOUZA
Ano: 2010   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Experimentação; Curso de química experimental.
Resumo: Este trabalho descreve o uso da experimentação no ensino de química durante a disciplina de Estágio Supervisionado. O Estágio Supervisionado constitui-se em um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o aprendido no curso, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, sendo assim um momento de validação do aprendizado teórico e prático em confronto com a realidade. No ensino de química, o professor pode utilizar aulas expositivas onde os alunos farão descobertas enquanto trabalham os conteúdos pretendidos. Assim, a experimentação pode ser usada de três formas: como estratégia educativa, como integração entre teoria e prática e experimentação com ênfase em interatividade e superação. Este trabalho tem como objetivo avaliar o curso de química experimental proposto na disciplina de Estagio Supervisionado do curso de Licenciatura em Química da FEMA e como objetivo específico avaliar se o curso complementa o desenvolvimento escolar do aluno. Foi aplicado um questionário aos alunos participantes do curso com questões retiradas do ENEM. Em todas as questões os conceitos foram desenvolvidos durante o curso experimental. No final foi novamente aplicado o mesmo questionário. O curso de química experimental teve inicio em 2004 como uma preocupação em melhorar as atividades do estagio supervisionado. Nestes sete anos o curso atingiu 609 alunos do ensino médio. Assim, esse trabalho concluiu que a experimentação no curso de química é eficaz pelos resultados observados do questionário de avaliação do curso experimental.
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