FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: UTILIZAÇÃO DE KITS: MÉTODO FACILITADOR PARA PROFESSORES DE QUÍMICA
Aluno: JEFFERSON LUCINDO
Orientador: GILCELENE BRUZON
Banca: MARY LEIVA DE FARIA
Ano: 2010   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: utilização de Kits de química, Experimentação em Química
Resumo: Este trabalho descreve alguns acontecimentos históricos da química, desde a descoberta dos quatro elementos terra, ar, fogo e água, abrindo caminho para outras descobertas até relatos de pesquisa para o aperfeiçoamento de novas técnicas. A discussão de vários conteúdos que envolvem o ensino de qualidade, a importância da experimentação com aulas expositivas de maneira a tornar uma aula teórica atrativa para alunos do ensino médio. Tem com objetivo auxiliar o professor de química do ensino médio com a matérias de química orgânica, de maneira lúdica, com a montagem de uma molécula em 3D, com materiais de fácil acesso. O método utilizado foi o arco de Maguerez. O trabalho foi aplicado no 3° Ensino médio, foram aplicados dois questionários, o questionário 1, foi aplicado para levantamento de dados de pesquisa e o questionário 2 foi aplicado duas vezes, antes da aula teórica e prática para avaliar o conhecimento prévio dos alunos em química orgânica, e outra após a aula teórica e prática para verificar o aprendizado dos alunos. O primeiro questionário mostrou que os alunos não optam pela matéria de química como sua favorita pois tem um pouco de dificuldade em compreendê-la, não pelos professores, mas pela falta de aulas práticas que proporcionam um maior interesse. O questionário 2, aplicado antes da aula teórica e prática, mostrou que os alunos tinham pouco conhecimento em química orgânica. O questionário 2, aplicado depois da aula teórica e prática, mostrou que a partir da aula ministrada os alunos aprenderam a respeito da química orgânica. As respostas dos questionários mostraram que um novo método de aprendizado, e uma metodologia de fácil acesso possibilitam o aprendizado de novos conceitos. Assim, concluímos que a metodologia utilizada mostrou-se eficaz e pode ser utilizada pelos professores de química aproveitando a participação dos alunos na elaboração dos passos do Método do Arco.
pdf