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Título: PRIVATIZAÇÃO DE RODOVIAS PAVIMENTADAS NO BRASIL
Aluno: DANIELA TAVARES PEREIRA
Orientador: PATRICIA IRINA LOOSE DE MORAES
Banca: JOSÉ CARLOS CAVASSINI
Ano: 2016   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: Privatização, Rodovias, Infraestrutura, Brasil.
Resumo: O setor de transporte no Brasil tem uma grande importância para a economia brasileira, sendo que mais de 60% do transporte é feito via rodoviário. Assim, as rodovias como o principal meio de transporte, devem estar em perfeita condições de trânsito e o que se torna o problema da pesquisa é que sabemos que no Brasil essas condições não são favoráveis como deveriam ser. A infraestrutura das rodovias públicas brasileiras está defasada e não recebe os investimentos necessários para atender o grande movimento de veículos de transporte existente. Além disso, temos outro agravante que é o grande número mortes nas rodovias brasileiras, muitas causadas pela precariedade das rodovias, grandes números de buracos, pistas sem muretas, canteiro central sem proteção, acostamentos estreitos e outros. O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância da privatização de rodovias pavimentadas para a economia brasileira. Pesquisando a precariedade da manutenção rodoviária, os objetivos da privatização e a influência das rodovias na economia brasileira. O presente estudo foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica em livros, revistas e consultas de material por meio eletrônico. A pesquisa justifica-se pelo fato de que o setor de transporte rodoviário no Brasil tem grande relevância para a economia do país, vez que, as condições para tráfego na maioria das rodovias deveriam ser satisfatórias e, portanto tal situação merece um estudo sistemático das causas e efeitos que o quadro de má conservação gera aos cidadãos, às empresas e aos próprios entes públicos. O Brasil tem muito a melhorar nesta área, pois nem sempre o Governo tem demonstrado competência e eficiência para manter as rodovias pavimentadas em perfeito estado de tráfego. A pesquisa é relevante principalmente pelo fato da hipótese que a privatização pode ser apontada como uma possível solução para a busca de melhorias nas condições de trânsito, vez que do setor privado exige-se resultados face a contrapartida proveniente da cobrança de passagens realizada por meio de pedágios.
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