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Título: A ALIENAÇÃO MIDIÁTICA COMO DOUTRINA DO PENSAMENTO E COMPORTAMENTO HUMANO
Aluno: JOSE GUILHERME RODRIGUES GAVA
Orientador: MÁRCIA VALÉRIA SERÓDIO CARBONE
Banca: MARIA BEATRIZ ALONSO DO NASCIMENTO
Ano: 2016   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: Mídia. Alienação. Comportamento. Imprensa. Governamental.
Resumo: O objetivo deste trabalho tem sido comparar as formas de comunicação em massa e sua doutrinação durante a história. Dessa forma, destacar o modo como tais meios influenciam de maneira direta e indireta o pensamento e o comportamento humano. A partir de fatos históricos e períodos nos quais a comunicação era utilizada como forma de doutrinação, pode-se destacar a forma como a linguagem imperava e como isto foi utilizado como manobra política por governos autoritários. Durante este trabalho, destacou-se a forma de utilização do cinema como plataforma de manipulação e doutrinação durante a segunda guerra mundial. A importância que o rádio exerce em toda a população global até os dias de hoje e principalmente a forma como se comunica de forma imediata com a grande massa. Outro principal meio estudado é a televisão, e sua importância, a partir da metade do século XX, para o controle ideológico das massas, sobretudo no Brasil, desde sua implantação e durante a toda a ditadura militar. E por fim, analisamos a forma como a internet e as redes sociais tratam a informação, sua devida veracidade na rede e seu uso na doutrinação política e manifestações a partir de discursos de ódio e na troca de informação e comunicação. O resultado deste trabalho é a análise no destaque dado por lideranças autoritárias às plataformas midiáticas como forma de solidificação de seus ideais. Muitos destes, na busca por aceitação da população revolucionaram a forma de se fazer comunicação no mundo todo, inclusive no Brasil desde a chamada Era Vargas. Para isto é comparado no trabalho, identidades visuais e formas de comunicação, junto a discursos de aceitação governamentais desde mandatos anteriores até o atual. Desta forma, identificar o público para que se direciona e a real intenção dentro de cada um dos logotipos e slogans utilizados.
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