FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: A INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE NO CONSUMO INFANTIL
Aluno: JOAO FERNANDO MEYER SOUZA
Orientador: SIDNEY DE PAULO
Banca: ANA LUISA ANTUNES DIAS
Ano: 2016   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: Influências, Crianças, Publicidade, Consumo, Legislação.
Resumo: O presente trabalho objetiva apresentar reflexões sobre um assunto que vem ganhando muito espaço na sociedade atual, a influência da publicidade infantil. Optou-se assim, por uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, resgatando autores que tratam do tema bem como bibliografias específicas. Com isso foi possível observar o papel de destaque da mídia frente ao consumo das crianças, as empresas de publicidade, a televisão e a internet estão a cada ano mais empenhadas em produzir belos comerciais, programas e desenhos animados como formas de atrair as crianças para o consumo e assim aumentar seus lucros. Porém, essas ações podem causar danos irreparáveis ao desenvolvimento infantil, visto que as crianças ainda não possuem maturidade para distinguir o bom do mal, podendo gerar assim, transtornos alimentares em decorrência do alto consumo de alimentos não-saudáveis, agressividade e apatia devido à exposição de conteúdos violentos, além da imposição de modelos e padrões estereotipados longe da realidade. Conclui-se assim a importância de políticas de incentivo ao consumo consciente e de fiscalização mais acirradas e punições severas para o descumprimento da Lei.
pdf