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Título: RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: VALORES, ATUAÇÃO E COMPROMISSO COMUNITARIO.
Aluno: ANA CAROLINA RIOS FRANCISCO
Orientador: MARIA BEATRIZ ALONSO DO NASCIMENTO
Banca:
Ano: 2017   Tipo: PIC
Palavras-chave: 1.Responsabilidade Social Empresarial; 2.Empresa Solidária.
Resumo: Embora seja precária uma definição sobre Responsabilidade Social, nos dias de hoje pode ser vista a partir de um núcleo comum. As empresas assumem essa condição de agente de responsabilidade social quando se tornam provedoras de algum modo do bem-estar da sociedade, substituindo em diversos momentos o papel do Estado. Essa definição pode ser relacionada à forma de conduzir os negócios (gestão), ao modelo de interação social e a forma de prestar contas à sociedade. De forma mais abrangente esses podem ser identificados pela maneira de conduzir os negócios, de modo que ouça os interesses das diferentes partes que a constituem (acionistas, funcionários, prestadores de serviços, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente) incorporando no planejamento de suas atividades as demandas de todos. A literatura atual sobre esse processo identifica que as empresas estão começando a direcionar sua gestão com uma visão mais empreendedora e social, assumindo a responsabilidade social de forma mais ampla excedendo o âmbito da caridade ou dos investimentos sociais. De fato, a responsabilidade social dentro de um corpo de conhecimento pode ser compreendida entre a ideia de responsabilidade ou obrigação legal e se estende para o comportamento ético e também pode ser vista como responsável pela causa, ou melhor, ser o fator causal da mudança. Considerando o proposto por nosso estudo e o que conseguimos compreender até o presente pudemos notar que o processo de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) caminha a passos lentos no Brasil, pois sequer chegamos a uma definição razoável sobre a sua estrutura de valores, atuação e compromisso. A maioria das empresas que exibem programas voltados para a RSE o definem a partir de uma cultura externa à realidade brasileira e concentram as suas ações em torno do desenvolvimento social e ambiental dada à visibilidade que os mesmos possuem junto à comunidade. Porém, é possível notar em sua prática nas empresas que mesmo as pequenas ações já resultam revelar os esforços em atuar frente às questões de cidadania, direitos e deveres, liderança e influência social. Um problema que a literatura aborda e que vai além do que observamos até o momento, é que a maioria das empresas que tentam criar um ambiente favorecedor para a ação da Responsabilidade Social na Empresa limita sua prática ao ambiente interno. Não sabemos ainda o motivador dessa limitação, mas acaba por impedir o desenvolvimento de um ambiente mais abrangente e comunitário para a relação da RSE. Portanto, ainda estamos na infância da responsabilidade social empresarial e visto até o momento revela a predominância dos aspectos pontuais face às ações mais abrangentes e duradouras em termos da RSE. Enfim, o que é significativo e já pode ser coletado na literatura pesquisada e vem servindo de referência a este estudo, é que as empresas embora exibam suas ações ou queiram demonstrar para o público externo que tem preocupação e responsabilidade social não transferem sua história, experiência e planejamento para fundamentar suas ações e torna-las mais efetivas e abrangentes.
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